Dicas para proteger a sua rede Wi-Fi de casa

Numa altura em que os perigos estão sempre à espreita, é importante assegurar a segurança da nossa rede de internet de casa.

Conheça algumas dicas para proteger a sua rede Wi-Fi.

internet pc computador wi-fi
Publicidade

Mantenha a sua rede Wi-Fi protegida com estas dicas

Ter uma ligação online há muito que se tornou uma coisa natural para nós.

Hoje em dia, até os televisores pedem a palavra-passe do Wi-Fi e as máquinas de secar utilizam uma ligação por app para avisar que o filtro de cotão está entupido.

Tendo em conta o número crescente de dispositivos ligados, é essencial ter uma rede Wi-Fi segura. A devolo oferece dicas importantes para uma maior segurança Wi-Fi.

A porta de entrada digital

O Wi-Fi residencial não é apenas conveniente – também abre a porta da sua rede a convidados indesejados. Os danos potenciais podem ir desde o roubo de largura de banda para downloads até ao acesso a dados ou dispositivos sensíveis como webcams.

Mas não tenha medo: obter uma boa encriptação para o seu Wi-Fi não é complicado e mantém os ladrões digitais afastados de forma fiável.

wifi

Manter o firmware atualizado

Uma das dicas mais eficazes é também uma das mais fáceis: instalar atualizações de segurança.

O hardware utilizado em casa deve estar sempre atualizado com a versão mais recente do software – independentemente de o hardware consistir em dispositivos terminais, routers ou repetidores Wi-Fi.

Os fabricantes mais conhecidos lançam atualizações gratuitas que podem ser descarregadas. Normalmente, estas atualizações corrigem pequenos erros ou introduzem novas funções.

No entanto, muitas vezes, também colmatam falhas de segurança, que podem ser utilizadas por potenciais atacantes. Por isso, é importante verificar regularmente se o firmware ainda está atualizado.

A maioria dos dispositivos de última geração também oferece a opção de ter atualizações feitas automaticamente. Isto é altamente recomendado no que respeita à segurança Wi-Fi.

Devolo WiFi 6 Repeater 3000

Selecionar uma palavra-passe de acesso segura

A palavra-passe para o seu Wi-Fi residencial deve ser o mais segura possível. Uma vez que a palavra-passe normalmente só tem de ser introduzida uma vez por dispositivo, também é aconselhável escolher uma palavra-passe particularmente segura e, portanto, complexa, com um comprimento de 20 caracteres.

Não se deve poupar esforços em termos de segurança, porque esta palavra-passe dá acesso a toda a rede. Quem tiver medo de se esquecer da sua palavra-passe Wi-Fi pode escrevê-la e guardá-la num local seguro.

Por falar em palavras-passe, deve, ao mesmo tempo, alterar as palavras-passe predefinidas que muitos routers e outros dispositivos de rede incluem.

Afinal de contas, uma conta de administrador do router chamada “admin” com a palavra-passe “1234” não é propriamente um grande desafio para cibercriminosos. Na medida do possível, os utilizadores devem criar uma nova conta de administrador com um nome de utilizador e uma palavra-passe personalizados durante a primeira utilização.

password senha seguranca

Desativar funções desnecessárias

Os routers de última geração são verdadeiramente polivalentes. Se desejar, por exemplo, podem funcionar como servidores multimédia, que estão disponíveis mesmo quando está em viagem.

Isto é útil e bom quando esta função está a ser utilizada ativamente. No entanto, estas funcionalidades também permitem ataques do exterior se não forem utilizadas e mantiverem as predefinições de fábrica.

É por isso que os utilizadores devem verificar quais as funções do router de que realmente necessitam no dia-a-dia, e desligar todas as outras.

Configurar uma ligação Wi-Fi para convidados

Proteção adicional para dados sensíveis é fornecida por uma função especial de acesso de convidados com permissões selecionadas.

Isto garante que os convidados, bem como os não convidados, nunca tenham acesso a determinados dados ou dispositivos.

Para além disso, a ligação Wi-Fi para convidados só tem de ser ativada quando há realmente convidados em casa. Caso contrário permanece desativada, pelo que nem sequer estará disponível como um possível ponto de ataque.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca turismo

Prestar atenção às normas de segurança

Um dos aspetos mais importantes da segurança Wi-Fi é definido quando se compra hardware de rede. O hardware disponível pode diferir em termos das normas de segurança e encriptações suportadas.

Os métodos de encriptação “WEP” e “WPA” são agora considerados ultrapassados. O hardware recomendado deve suportar as atuais normas de encriptação WPA2 e WPA3.

Desta forma, a sua rede doméstica fica protegida por uma encriptação potente, a ligação a dispositivos finais compatíveis é facilitada e os ataques do exterior são dificultados.

Desligar a rede

Parece banal, mas os dados estão mais seguros quando nunca podem ser acedidos do exterior.

Também pode aumentar a segurança do Wi-Fi, por exemplo, desligando completamente o Wi-Fi à noite.

Dependendo do dispositivo, isto pode ser feito com funções de temporizador ou simplesmente desligando o router. Com este método, obtém-se o efeito positivo adicional da diminuição do consumo de energia.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory