fbpx

E se vários dispositivos de IoT começassem a deixar de funcionar em breve?

A Internet das Coisas (IoT) começa agora a entrar em força nas nossas vidas, estando presente nos eletrodomésticos da casa, na iluminação ou mesmo na via pública.

Embora não seja novidade, uma vez que já existem dispositivos IoT há vários anos, começa agora a ganhar preponderência que será intensificada com a chegada do 5G.

Porém, se o futuro irá certamente será marcado por esta tecnologia, a verdade é que existe agora uma grande preocupação com os dispositivos já no mercado, uma vez que existe a possibilidade de vários deixarem de funcionar muito em breve.

internet of things
Publicidade

Muitos dispositivos IoT poderão deixar de funcionar a partir do próximo ano

Este aviso chega de Scott Helme, um investigador na área da segurança que avisa que vários dispositivos de IoT poderão deixar de funcionar já a partir do próximo ano.

Este problema que pode influenciar SmartTVs, box Android, frigoríficos inteligentes ou mesmo antigos smartphones Android que podem perder a capacidade de se conectarem à internet.

dispositivos iot

A origem desta falha está no certificado de segurança de autoridade de Root (CA Root) presente em muitos destes equipamentos irá expirar muito em breve. Este elemento é responsável pela ligação segura entre servidores e dispositivos digitais e tem uma validade de cerca de 20 anos. Como está a fazer esse prazo desde que este tipo de encriptação começou, vários certificados poderão em breve expirar.

Este problema pode ser facilmente resolvido com uma atualização do fabricante, de forma a atualizar este certificado, algo que deverá ser irreal para várias marcas cujo suporte é inexistente ou nos casos em que não existe uma aplicação específica para gerir os dispositivos.

Fica assim o aviso para quem detém este tipo de equipamentos, uma vez que poderá enfrentar problemas de ligação com os mesmos nos próximos tempos.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade