fbpx

Edge ganha opção de monitorização de passwords para verificar se estas foram comprometidas

Depois de uma primeira versão sem grande sucesso, a Microsoft reformulou por completo o seu navegador, baseou-o em Chromium, e lançou uma ferramenta otimizada e com uma fórmula que tem tudo para ser um sucesso.

Inicialmente lançado em beta por uns meses, foi recentemente disponibilizado para todos os utilizadores do Windows 10, 8 e 7 e está a transformar-se já num verdadeiro sucesso. Segundo as estatísticas de utilização de browsers, já passou mesmo o Firefox e procura agora ganhar terreno ao Google Chrome.

No roadmap de desenvolvimento do Microsoft Edge, várias são as novidades que a empresa americana está a preparar, mas há uma que começa agora a ser disponibilizada nas versões Canary e Dev. Falamos da opção de monitorização de passwords que irá permitir ao navegador analisar as palavras-passe guardadas e confirmar se estas foram comprometidas em algum leak online.

Microsoft Edge irá começar a verificar se as passwords do utilizador foram comprometidas em algum leak

Anunciada em março, esta nova função procura aumentar a segurança do utilizador e das suas palavras-passe. O seu funcionamento é muito simples e passa pela comparação das passwords guardadas pelo utilizador com uma base de dados de credenciais de acesso comprometidas de forma a verificar se existe alguma quebra de segurança e se deve alertar o utilizador para que este altere a palavra-passe. A Microsoft garante que esta ligação é feita de forma encriptada.

microsoft edge monitorização de passwords
Publicidade

Esta nova função está agora a chegar às versões Dev e Canary do Edge, de forma faseada, e deve também chegar em breve à versão beta deste navegador.

Para aceder à monitorização de passwords, será necessário aceder ao separador perfis nas definições onde irá surgir a opção “Mostrar alertas quando as passwords forem encontradas em leaks online”. Em alternativa, basta colar o link “edge://settings/passwords/PasswordMonitor” na barra de endereços e carregar no enter.

edge monitorizar leak passwords

A Microsoft continua assim a evoluir o seu navegador, procurando melhorar a segurança dos seus utilizadores.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade