Educação Digital para todas as idades por parte da SPC

A Educação Digital é importante em todas as idades, desde os mais novos aos mais idosos, especialmente numa época em que existe sempre um qualquer equipamento ligado à rede perto de nós.

Como tal, a SPC decidiu partilhar algumas recomendações úteis para uma melhor Educação Digital dos utilizadores.

Ministério da Educação escola educacao crianca computador
Publicidade

Educação Digital é importante para a segurança de todos

Num mundo onde a tecnologia faz, cada vez mais, parte de cada segundo dos nossos dias, é importante estarmos cientes que existem riscos associados a estes equipamentos que nos acompanham, sendo assim necessário investir na Educação Digital de todos.

Os idosos estão mais curiosos e as crianças começam a interagir com a Internet cada vez mais cedo, pelo que a SPC, empresa tecnológica europeia especializada no desenvolvimento de produtos eletrónicos de consumo, decidiu partilhar algumas recomendações para uma melhor Educação Digital que servem os utilizadores de qualquer faixa etária,

tp-link
Digital device technology family online education concept. Happy young family with digital devices at home.

Literacia digital é importante para proteger as crianças

A educação digital ensina as crianças a reconhecer e evitar possíveis ameaças online, incluindo práticas seguras de navegação pelos sites favoritos, proteção ao nível de informações pessoais e identificação de comportamentos suspeitos de outros utilizadores.

Os pais e familiares mais próximos devem, não só, reforçar uma comunicação constante e aberta com os seus educandos, mas também transmitir-lhes mensagens de confiança e responsabilidade. Para tal, é fundamental começar por utilizar produtos adaptados a cada idade, fáceis de utilizar e que os ajude a desenvolver as suas capacidades e aprender com elas.

image edited educação digital

Aprender com a tecnologia certa e adequada com dispositivos de desenvolvimento cognitivo contribui para o desenvolvimento da literacia digital.

O cyberbullying deve ser abordado

A prevenção do cyberbullying requer esforços contínuos e uma abordagem colaborativa que envolve os pais, educadores, escolas e a comunidade em geral.

Desde cedo, os educadores devem promover uma comunicação aberta, constante e fluida com os mais novos passando mensagens de reforços de confiança, mas também de responsabilidade. Ao criar um ambiente de respeito e segurança online, é possível ajudar a proteger crianças e jovens do impacto negativo destas práticas.

ciberbullying cyberbullying crianca grito fragil

As crianças devem entender os perigos do cyberbullying e aprender a tomar medidas preventivas, bem como a comunicar-se com adultos caso enfrentem ou testemunhem situações de bullying online.

A educação sobre segurança online deve ser iniciada desde cedo e deve ser estabelecida uma comunicação aberta com as crianças. Estas devem ser encorajadas a relatar qualquer incidente de cyberbullying assegurando-as que não enfrentarão represálias por procurarem ajuda.

Deve ser enfatizada a importância de comportamentos éticos online, ensinando que as mesmas regras de respeito e empatia que se aplicam offline também se aplicam online. É ainda importante que os educandos monitorizem a atividade online dos mais novos, especialmente em redes sociais e mensagens.

no to bullying

Não menos importante para a educação digital é ensinar a utilizar configurações de privacidade em redes sociais e nas aplicações para controlar quem pode ver e interagir com o conteúdo publicado e estabelecer regras para o uso responsável de dispositivos eletrónicos.

As escolhas online podem ter consequências reais, e os mais novos devem estar cientes disso

A educação digital ajuda as crianças a compreender as consequências de suas ações online, promovendo a responsabilidade e o comportamento ético na internet.

Isto ajuda-os a pensar antes de fazerem comentários menos positivos on-line ou mesmo aceder a aplicações que podem ser danosas e impróprias para a sua idade.

criancas smartphone seguranca online

Os educandos devem trabalhar para criar uma cultura escolar e familiar que promova o respeito mútuo, incentivando práticas de apoio e inclusão, mostrando que a tecnologia pode mudar a vida de todos nós de forma positiva, derrubando barreiras sociais e alargando os laços sociais com quem mais gostamos, mesmo quando estamos longe.

Inclusão social através da tecnologia pode ajudar os mais idosos

A tecnologia tem ganho um lugar cada vez mais marcante na vida de todos, especialmente para as pessoas mais isoladas e distantes do núcleo familiar e de amigos.

O mercado atual é adaptado a todos os utilizadores, contando com equipamentos especialmente desenvolvidos para cada faixa etária e para cada fase da vida de cada pessoa.

SPC Jasper 2 4G

Mesmo os mais idosos, encontram diversos equipamentos preparados para serem fáceis de utilizar e permitindo assim que estes cidadãos possam manter o contacto com aqueles que mais gostam, reduzindo assim o isolamento social e aumentando a inclusão digital.

Permanecer em contacto é importante

Para os idosos com uma maior dificuldade em deslocar-se ou que tenham os familiares a viver longe, por vezes, é muito fácil caírem no erro de se isolarem de todos e acabarem numa vida solitária.

A educação digital também passa pela aprendizagem de que manter o contacto com os que estão mais distante é bastante importante para evitar problemas maiores.

spc zeus pro smartphone idosos

Como tal, existem tablets, telefones e smartphones concebidos especialmente para as necessidades dos mais idosos, de forma a que estes consigam ver e comunicar diariamente com os familiares e amigos.

É ainda importante implementar este tipo de equipamentos para os casos de emergência, uma vez que este tipo de tecnologia costuma contar com botões de SOS.

Aceder facilmente à informação e a serviços fundamentais

O acesso à tecnologia por parte dos mais séniores permite que estes utilizadores possam aceder através dispositivos móveis adaptados a informações relevantes, serviços de saúde online quando necessário, notícias e outras ferramentas úteis que podem melhorar sua qualidade de vida.

Saúde e bem-estar sempre debaixo de olho

A tecnologia permite que estejamos sempre com alguma atenção à nossa saúde, promovendo várias formas de lazer e mesmo de termos os dados de saúde frequentemente monitorizados.

São inúmeros os equipamentos e aplicações que podem ajudar os mais idosos a manter a saúde debaixo de olho. Seja com motivações para andarem ou com lembretes para tomar os medicamentos à hora correta, existe uma solução adaptada a cada pessoa.

spc zeus pro smartphone idosos

A educação digital passa por perceber que existem estas ferramentas e que existem ainda inúmeros recursos digitais de bem-estar mental, como os e-readers, que permitem uma melhor qualidade de leitura e promovem as capacidades de memória.

Em suma, a educação digital é um componente crucial para capacitar crianças e idosos a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mundo digital. Essa educação não só fornece habilidades práticas, mas também promove a segurança, a inclusão e a participação significativa na era digital.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory