fbpx

Elon Musk apresentou nova versão do chip Neuralink e um robô para o implementar

Se costuma ver filmes de ficção científica, certamente já viu algum onde as personagens têm implemento na sua cabeça um pequeno chip que permite interagir com computadores ou com o ambiente em redor.

Se para nós isso parece um cenário pouco real, a verdade é que Elon Musk já está a centrar esforços para que isto se torne uma realidade em breve.

Num evento realizado esta noite, o milionário americano subiu ao palco para apresentar as novidades da sua empresa Neuralink, revelando uma nova versão do seu chip para implante na cabeça e um robô para realizar esta operação.

neuralink chip elon musk
Publicidade

Neuralink revela nova versão do chip que permite interagir com dispositivos próximos

Esta noite, a NeuraLink realizou o seu evento de verão para apresentar as novidades desenvolvidas durante o último ano.

A primeira grande novidade foi o chip Link, na versão 0.9, que permite agora ser implementado diretamente na cabeça, ficando posicionado debaixo da pele de forma totalmente oculta.

chip neuralink

Medindo 23 x 8 mm, este chip tem um tamanho de uma moeda e integra uma bateria com autonomia para 1 dia que poderá ser carregado através de carregamento magnético durante a noite.

Este pequeno chip contém ainda vários sensores que irão ajudar a acompanhar toda a atividade do utilizador.

chip neuralink

Foi também apresentado robot para implementar este chip da NeuraLink

De forma a implementar este chip diretamente na cabeça da pessoa, a NeuraLink, em parceria com a Woke Studio, desenvolveu um robot para realizar a cirurgia de implementação do chip.

Segundo os dados da empresa, a operação pode ser realizada em menos de uma hora, sem anestesia geral, podendo o utilizador ir para casa no próprio dia.

Musk mostrou ainda o trabalho que tem sido feito em porcos para testar esta tecnologia, destacando o facto do chip poder ser tirado sem qualquer problema caso o utilizador assim o entenda.

neuralink robot cirurgico

Mas para que serve o chip da NeuraLink?

O objetivo deste chip desenvolvido pela NeuraLink é conseguir ligar o nosso cérebro a um computador através de uma interface, sendo já possível ler e escrever dados com o nosso cérebro.

Assim, através do pensamento, poderá ser possível escolher um filme na Netflix, ligar as lâmpadas de casa, interagir com outros dispositivos IoT ou até ligar um Tesla e definir o caminho em piloto automático.

Claro que grande parte destas ações ainda irão demorar algum tempo a poderem se realizadas, no entanto, é nesse sentido que a empresa de Elon Musk caminha a passos largos, estando já a iniciar os testes em humanos.

chip neuralink

E em relação à privacidade e segurança dos nossos pensamentos?

Se este chip lê os nossos pensamentos, a preocupação com a privacidade é elevada a um nível muito superior.

Sobre isto, os engenheiros da NeuraLink referem que a segurança e a privacidade têm sido um grande foco no desenvolvimento desta tecnologia, referindo que não um hacker não conseguirá aceder aos pensamentos nem forçar a fazer coisas que não se pretende.

No entanto, e como qualquer sistema é vulnerável, poderia ser possível o envio de spam ou que seja determinado o próximo movimento do corpo.

Elon Musk volta assim a surpreender com uma das suas empresas, mostrando ser uma peça central no desenho do futuro com as tecnologias das suas empresas, mesmo que para muitos este seja um futuro algo estranho.

Esta tecnologia ainda levará alguns anos a desenvolver e a tornar-se realmente madura, no entanto começa a ser cada vez mais real a possibilidade de controlar o que nos rodeia através de um implante no nosso cérebro.

Siga o Techbit no Facebook

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade