Afinal, os emojis não podem ser uma linguagem universal

Os emojis fazem, nos dias atuais, parte do “vocabulário” da grande maioria das pessoas. Seja em mensagens de texto, e-mails e até mesmo nalguns artigos, as carinhas sorridentes entranharam-se na sociedade como parte da mesma.

No entanto, e ao contrário do que muitos possam pensar, os emojis não podem ser considerados como uma linguagem universal, pois a interpretação dos mesmos pode variar consoante a idade, género e cultura de cada utilizador.

emojis
Publicidade

Emojis são mais fáceis de identificar pelas mulheres

Os emojis são algo comum de se ver em todo o tipo de plataformas, desde as carinhas amarelas aos fogos flamejantes, quase todas as pessoas utilizam esta forma de comunicação para expressar melhor o que sentem quando escrevem algo para outro utilizador. Na verdade, a ausência de emojis em determinadas mensagens chega até a criar alguma estranheza.

Apesar de serem tão comuns e de serem semelhantes em todo o mundo, mesmo em diferentes plataformas, a interpretação dos emojis é tido como uma certeza de que todas as pessoas os interpretam da mesma forma. Pois bem, um estudo recente chegou à conclusão que a interpretação destes pequenos símbolos pode variar consoante a idade, género e cultura de cada pessoa, sendo mais fácil para as mulheres acertar na correta interpretação dos mesmos.

emoji surpresa

O estudo publicado na revista Plos One, realizado em Fevereiro de 2024, contou com a participação de 523 pessoas de origem chinesa e britânica, com idades compreendidas entre os 18 e os 84 anos.

Para o estudo foram utilizados quatro formatos diferentes (iOS, Android, Windows e WeChat) que representam seis emoções distintas: felicidade, nojo, medo, tristeza, surpresa e chateado.

image 6 emojis

O estudo comprovou que as mulheres têm uma interpretação mais exata de cada um dos emojis apresentados do que os homens. Ruth Filik, autora principal do estudo, acredita que se trata de uma questão de interpretação e não de exatidão.

Não existiu diferenças entre homens e mulheres, com os emojis de nojo e surpresa, ao reconhecer as caras e o que estas representavam. No caso do emoji que representa o sentimento de nojo, foi a única onde não existiu qualquer diferença entre as diferentes idades, géneros ou cultura.

Xandra Garzón, especialista na imagem da mulher no mundo digital, acredita que existe uma maior tendência a utilizar símbolos que representem a felicidade ao contrário do que acontece com os emojis com uma conotação menos positiva, o que poderia implicar uma maior dificuldade a identificar estes últimos.

emojis

Onde existiu uma maior diferença, foi na facilidade que os mais jovens conseguiam identificar cada emoji face aos mais idosos. Este fator poderá estar associado à frequência com que estes utilizam e a forma como já cresceram numa sociedade onde as carinhas amarelas eram muito utilizadas.

Já o fator cultural foi o que criou maior discrepância entre os participantes do estudo. Os britânicos tiveram muito mais facilidade em identificar cada emoji utilizado quando comparado aos participantes chineses. Esta diferença poderá estar ligada ao facto de, na cultura chinesa, a cara feliz ser mais utilizada nalgumas formas de sarcasmo do que para transmitir, de facto, alguma felicidade.

Agnese Sampietro, professora de espanhol na Universidade Jaume I e investigadora na mesma instituição, indica que é difícil atribuir funções aos emojis que possam ser consideradas universais, uma vez que a interpretação de cada emoji está sempre associada ao contexto em que está inserido.

emojis macbook

A verdade é que os emojis estão enraizados em todas as sociedades e que são um forma de cada um se poder exprimir, existe é a possibilidade de serem mal interpretados pelo recetor por este ter uma visão diferente do contexto em que o mesmo é utilizado.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory