Engenheiro da Apple explica porque é que o primeiro iPhone não tinha opção de copy paste

Ao lançar o primeiro iPhone, a Apple não incluiu uma das funcionalidades mais importantes na edição de texto: o famoso copiar e colar.

Numa entrevista, um engenheiro da Apple contou mais informações deste episódio e explicou porque é que a Apple tomou esta decisão.

iphone 1
Publicidade

Apple não incluiu copiar e colar no primeiro iPhone por falta de tempo

Ken Kocienda foi um ex-engenheiro de software que entrou para a Apple em 2001 e desempenhou um papel central no desenvolvimento do iPhone e, mais tarde, do Safari.

15 anos após o lançamento do primeiro iPhone, e com o novo iPhone 14 já à porta, Kocienda deu mais algumas informações sobre o desenvolvimento deste equipamento e falou sobre um pormenor que intrigou muitas pessoas: a falta do copy paste no primeiro modelo da marca.

iphone 1G

Kocienda refere que, na época, a equipa de desenvolvimento estava muito focada no teclado virtual e na tecnologia de autocorreção, não tendo havido tempo para este desenvolvimento.

No entanto, reconhecendo a sua importância, a sua equipa iniciou o desenvolvimento logo após o lançamento, tendo sido lançada oficialmente no iPhone OS 3.0 e pré-instalado no iPhone 3GS.

iphone copy paste

Com esta funcionalidade, a equipa de Kocienda desenvolveu também a função de lupa para permitir ao utilizador selecionar detalhadamente o trecho de texto que pretende.

No entanto, as primeiras versões não eram muito práticas, tendo obrigado à criação de um histórico de toque na edição de texto de forma a garantir que o sistema reconhecia automaticamente a posição onde o utilizador largou o ecrã.

Outro detalhe interessante, é que todo o texto estilizado foi desenvolvido inicialmente em WebKit, fazendo com que as fontes personalizadas fossem exibidas numa pequena página web para renderizar o texto ou, caso o texto não estivesse em modo edição, era apresentada uma imagem estática de seu conteúdo.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade