Entrega de encomendas gerou quase 15 mil reclamações

O Portal da Queixa partilhou os dados recolhidos sobre o setor de entrega de encomendas e o setor dos correios, transporte e logística registou um aumento de 45% no número de queixas.

Como seria de esperar, o mês de Dezembro foi responsável por muitas dessas reclamações, com os consumidores a queixar-se, maioritariamente, de atrasos com a entrega dos artigos encomendados.

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Mais de 2300 reclamações sobre a entrega atrasada de artigos no mês de Dezembro

Desde 2019 o Portal da Queixa registou um aumento de 45% no número de reclamações efetuadas pelos consumidores referente ao setor dos correios, transportes e logística.

O principal motivo das queixas deve-se ao atraso com a entrega de encomendas que, apenas no mês de dezembro, já foram registadas mais de 2300 reclamações na plataforma.

Das diferentes entidades que realizam entregas de encomendas, os Correios Expresso Nacional e Internacional são a categoria mais reclamada, com um total de 57% das reclamações.

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Entre 1 de janeiro de 2022 e 21 de dezembro do mesmo ano, os consumidores portugueses inseriram um total de 14591 reclamações no Portal da Queixa, todas dirigidas ao setor dos correios, transporte e logística. Este valor representa um aumento de 45% comparado ao período pré-pandemia que veio intensificar as compras online.

Em 2019 a plataforma tinha registado “apenas” 10059 reclamações por parte dos consumidores neste setor. O atraso na entrega das encomendas é o principal motivo apontado nas queixas inseridas na plataforma com um total de 6474 reclamações (44%).

portal da queixa

Os casos em que as encomendas foram perdidas ou extraviadas levaram a 2256 reclamações (15%), seguido pelas encomendas que ficaram retidas na alfândega que geraram 1746 queixas (12%). As dificuldades no serviço de apoio ao cliente registaram ainda um total de 2494 reclamações (17%).

Durante o mês de Dezembro de 2022, como seria de esperar, entre o dia 1 e o dia 21 deste mês foram registadas 2314 queixas no Portal da Queixa relacionadas com problemas na entrega de encomendas (representando 16% do valor total de todo o ano). O atraso na entrega dos produtos comprados levou a que fossem inseridas, em Dezembro, 1811 reclamações (78%).

Os valores elevados para o último mês do ano são influenciados com as compras do período de Black Friday, em que a maioria das compras foram feitas online, e pelo período de Natal.

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Segundo revela a análise, a categoria mais reclamada do setor é o Correio Expresso Nacional e Internacional, a representar 57% do total de reclamações recebido este ano. De janeiro até ao dia 21 de dezembro já somam 8.405 reclamações, sendo que, 1.870 foram registadas este mês (22%).

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