Epson passa a utilizar eletricidade 100% renovável em todo o mundo

Com a preocupação ambiental a estar cada vez mais presente nos planos das empresas, a Epson anunciou que todas as instalações do grupo, em todo o mundo, utilizam agora eletricidade 100% renovável.

Esta passo torna a Epson a primeira fabricante japonesa, entre as empresas locais que aderiram ao RE100, a concluir a transição para eletricidade renovável em todas as instalações em todo o mundo.

energias renovaveis epson heolica
Publicidade

Eletricidade renovável em todas as instalações da Epson

Esta terça-feira, a Epson anunciou que, desde Dezembro de 2023, toda a eletricidade utilizada nas instalações do Grupo Epson em todo o mundo1 é proveniente de fontes renováveis.

Nesta condição, são excluídas algumas instalações de vendas e propriedades arrendadas, onde a quantidade de eletricidade consumida não pode ser determinada.

Apesar de tudo, este é um grande passo para a empresa que se torna assim a primeira empresa do Japão, entre as empresas que aderiram ao RE100, a concluir este tipo de transição de consumo elétrico da companhia.

epson renovaveis paineis solares epson

Segundo o comunicado da marca, o Grupo consome aproximadamente 876 GWh de eletricidade por ano. Com esta mudança, a empresa espera reduzir as emissões anuais de dióxido de carbono em cerca de 400 mil toneladas.

A Epson comprometeu-se publicamente a tornar-se uma empresa negativa em termos de carbono e de recursos terrestres na sua Visão Ambiental 2050. A utilização de eletricidade renovável é um meio fundamental através do qual a Epson procura atingir o seu objetivo de descarbonização.

Foi em Março de 2021 que a Epson declarou que iria mudar para 100% de eletricidade renovável, de forma a cobrir todas as necessidades de eletricidade de todas as instalações do grupo, em todo o mundo, até 2023. Em Novembro do mesmo ano, a mudança já se encontrava feita no Japão.

Foi então um processo gradual que ficou concluído, oficialmente, em Dezembro de 2023, onde toda a energia do Grupo Epson passou a ser eletricidade 100% renovável.

Para além de adquirir eletricidade renovável, a empresa irá promover uma adoção mais ampla das energias renováveis, produzindo mais energia própria e apoiando o desenvolvimento de novas fontes de energia através da co-criação. A Epson reduzirá a quantidade de energia associada à produção e utilização dos seus produtos e procurará obter mais avanços na circularidade dos recursos para atingir o objetivo de ser negativa em termos de carbono.

epson energias renovaveis

“Durante oito décadas, a Epson demonstrou uma abordagem proactiva à ação ambiental. Mantivemos o compromisso do fundador de preservar a limpeza do Lago Suwa, perto da nossa sede, e tornámo-nos a primeira empresa do mundo a eliminar os CFC dos nossos processos de fabrico.

Concluímos agora com sucesso a mudança para 100% de eletricidade renovável em todas as instalações do Grupo Epson em apenas dois anos e dez meses desde que declarámos o nosso compromisso de o fazer até 2021. Isto não só nos ajudará a atingir os nossos próprios objetivos, como também ajudará a aumentar a sensibilização e a facilitar uma adoção mais ampla da eletricidade renovável em toda a sociedade. O nosso objetivo de alcançar a sustentabilidade social é um objetivo maior, repleto de dificuldades, mas agiremos com determinação para resolver os problemas com um espírito de criatividade e desafio

Yasunori Ogawa, Presidente Global do Grupo Epson
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory