O Android é um sistema que permite muita personalização por parte do utilizador e a MIUI da Xiaomi ajuda ainda mais com estas modificações que deixam, de certa forma, o smartphone com um aspeto mais pessoal.
Uma das funcionalidades que poderá dar jeito a muitas pessoas é a de acrescentar os equipamentos IoT diretamente à barra de atalhos da Xiaomi, para que estejam sempre à mão com um simples deslizar para baixo no lado direito superior do smartphone.
Integrar equipamentos IoT num smartphone Xiaomi
Com uma interface que fica muito semelhante à do Google Home (e de umas outras quantas aplicações do género que recorrem a botões grandes para controlar os diversos equipamentos inteligentes da casa), a Xiaomi permite ter estes mesmos controlos à distância de um deslize.
Com a interface da MIUI 14 (e outras mais antigas também) é possível associar, por exemplo, a aplicação Google Home ao sistema da Xiaomi para poder controlar os equipamentos IoT. O mesmo se passa com a aplicação Mi Home e muitas outras do género.
Para poder configurar esta opção basta ir às Definições do smartphone, deslizar até Notificações e Centro de controlo, deslizar até Cartões adicionais e aí dentro ativar a função Casa inteligente.
Após estes passos, deverá surgir automaticamente a aplicação que utiliza para controlar os equipamentos IoT principais da sua casa na barra de atalhos. Ao clicar, surgem então os diferentes equipamentos associados a essa mesma aplicação para que os possa controlar de forma mais simples e direta.