Equipamentos Tapo para uma casa mais inteligente de forma simples

As casas inteligentes são, cada vez mais, uma moda que se vai tornando mais comum no dia a dia de todas as pessoas. A Tapo, da TP-Link, é uma das muitas empresas que dispõe de diversos equipamentos IoT para tornar qualquer casa um pouco mais inteligente.

Com um investimento mais barato que algumas marcas da concorrência, a TP-Link consegue oferecer um conjunto interessante de pequenos gadgets Tapo que permitem transformar a casa mais comum numa casa inteligente.

TP-Link Smart Home
Publicidade

Tapo H100 – Um Smart Hub 3 em 1

Este é daqueles equipamentos que não são obrigatórios para uma casa inteligente, mas que podem fazer toda a diferença, em especial quando se trata de um 3 em 1.

tapo smart hub e smart button

Isto porque o Tapo H100 é um Smart Hub que permite a ligação de até 64 equipamentos IoT e torna-se então o centro de controlo de todos eles, podendo criar cenários de automação de forma mais simples e rápida. Além disso, permite ainda manter o controlo da sua casa inteligente nos casos em que falha a rede.

O Tapo H100 Funciona ainda como campainha de casa e como alarme. Para tal, precisa apenas de o ligar a um dos botões inteligentes que a TP-Link também tem no seu portifólio para ter uma campainha em casa ou um alarme de intrusos ou de incêndio, consoante o equipamento que desencadeie o aviso.

tapo smart hub e smart sensor

O Hub conta ainda com 19 sons diferentes para que possa adaptar cada um a uma situação diferente, sabendo sempre o que se está a passar na sua casa só por ouvir o alarme disparar.

Iluminação inteligente

No campo da iluminação inteligente são muitas as alternativas inteligentes. No entanto, as mais simples são as lâmpadas de casa que podem, de forma não muito cara, passar a ser inteligentes e, muito provavelmente, mais económicas que outras tradicionais.

Aqui no TechBit já testámos as Tapo L530E, uma opção muito em conta que permite ainda ter diversas cores na divisão graças às funcionalidades RGB.

Para os casos em que o utilizar pretenda apenas ter alguma iluminação normal e as cores sejam um pouco extra para o cenário, a TP-Link tem as Tapo L510E que são luzes mais simples, sem RGB à mistura, e que podem sair mais em conta.

Tapo L530E

Se trocar as luzes todas de casa lhe parecer uma opção demasiado dispendiosa e estiver contente com a iluminação atual ou, simplesmente, tiver candeeiros que não são compatíveis com as lâmpadas IoT mencionadas, pode sempre optar por uma alternativa mais simples e igualmente inteligente: Os Smart Switch como o Tapo S220.

overview 05 normal 20230105093525x jpg tapo

Com opções de um ou dois interruptores, a TP-Link permite assim que transforme qualquer iluminação de casa em algo inteligente e possível de controlar à distância. Com estes interruptores tem acesso á maioria das funções que a lâmpadas inteligentes lhe oferecem, como por exemplo programar uma hora para ligar e desligar, controlo à distância, temporizadores e modo ausente.

Sensores para tudo

Os sensores disponibilizados pela Tapo podem ser uma forma discreta de implementar algum automatismo na casa. Isto porque, dependendo do sensor escolhido e do local, pode desencadear uma determinada função noutros equipamentos sem precisar de estar a dar qualquer comando.

Um dos exemplo é através do Tapo T100, um sensor de movimento que pode ser colocado, por exemplo, no corredor, para que, durante a noite, quando detetar algum movimento, ligue as luzes de determinada divisão automaticamente. Depois poderá programar para desligar as luzes caso esteja determinado período sem detetar qualquer movimento.

smart sensor tapo

Outro exemplo bastante prático é o Tapo T110, o sensor de contacto. Este poderá ser colocado numa janela ou porta para que, sempre que a mesma seja aberta, faça disparar o alarme incorporado no Smart Hub e lhe envie uma notificação para o smartphone. Um sistema de segurança muito mais simples e que poderá ser útil em determinadas situações.

Tomadas mais inteligentes

Para situações e locais mais específicos, uma tomada inteligente poderá fazer uma grande diferença. Tanto na conta da luz como na automatização da casa.

O TechBit já testou a Tapo P110 e achamos uma solução bastante completa e fiável pois, além de oferecer controlos à distância e automatismos fáceis, permite ainda ter uma estimativa do consumo efetuado naquele local a nível elétrico.

Esta é uma forma de poder poupar alguns trocos na conta da luz programando aquela tomada para desligar sempre que sair de casa ou sempre que for para a cama.

tp-link tapo p110

Esta é também uma opção barata de tornar alguns equipamentos mais inteligentes, por exemplo, durante o Inverno programar o aquecedor para ligar sozinho antes de chegar a casa ou, no Verão, deixar a ventoinha pronta a fazer circular o ar antes de chegar a casa. Tudo isto sem ter de estar fisicamente no local.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory