Como escolher uma câmara doméstica – Recomendações sobre as câmaras domésticas

Está preocupado com os seus filhos ou com os idosos quando está longe de casa? Quer garantir a segurança da sua casa enquanto vive sozinho? Muitas pessoas escolhem câmaras de vigilância domiciliária para proteger a sua segurança e verificar como os seus filhos se estão a sair em casa.

Quando se vê confrontado com tantas câmaras domésticas diferentes, como escolher a mais adequada para si? Aprenda sobre algumas das características essenciais das câmaras domésticas, como selecioná-las, bem como excelentes recomendações para câmaras de interior e exterior.

TP-Link Tapo C320WS
Publicidade

O que é uma câmara doméstica?

Uma câmara doméstica capta principalmente imagens dinâmicas e estáticas através da visualização ao vivo. Atualmente, as tecnologias cada vez mais avançadas incluem a deteção de movimento, notificações instantâneas, visão noturna, alarme luminoso, e mesmo gravação de som. Muitos requerem apenas uma ligação à Internet para mostrar a visualização ao vivo no computador ou na aplicação.

tp link camaras domesticas jpg câmara doméstica

Quais são os critérios essenciais para a escolha de uma câmara doméstica?

Se quiser comprar uma câmara doméstica, pode primeiro verificar se esta suporta funções relevantes.

Critério 1 da Home Camera: Qualidade de Vídeo, Ângulo de Visualização, Resolução do Vídeo

Antes de comprar uma câmara doméstica, verifique primeiro a sua qualidade de vídeo. Recomenda-se a escolha de pelo menos milhões de pixels (MP). Assim, é possível ter imagens de alta resolução e cristalinas.

O ângulo de visão é também uma das principais considerações. Ângulo de visualização significa a área de vídeo que se pode ver através da câmara. É também referida como visão.

Tp-Link Tapo C310

A resolução também não pode ser esquecida. As câmaras domésticas do mercado suportam geralmente uma resolução até 1080P (19201080). No entanto, com o desenvolvimento tecnológico, estes anos viram câmaras a atualizarem-se para resoluções mais elevadas como 2K (25601960) e 4K (3840*2160), tornando as imagens ainda mais nítidas.

As câmaras domésticas funcionam atualmente principalmente em conjunto com uma aplicação móvel. Recomenda-se a utilização de pelo menos 1080P para uma transmissão de vídeo nítida e suave. Se quiser ver ao longe, escolha 2/4K para aumentar e diminuir o zoom.

resolucao camaras domesticas câmara doméstica

As resoluções gerais estão listadas abaixo para sua referência:

  • 720p: 1280x720 resolução – É identificado pelos olhos, também o padrão mais baixo do HD.
  • 1080p: 1920x1080 resolução. É suficientemente claro para a maioria dos equipamentos eletrónicos, também o padrão mais baixo de Full HD.
  • 2K: resolução com qualidade de vídeo superior a MP. Resoluções como 2560x1960, 2048x1080 e 2560x1440 enquadram-se no intervalo de 2K. Proporciona o dobro da clareza das imagens do que 720p.
  • 4K: resolução com qualidade de vídeo superior a MP. Uma resolução como a 3840x2160, 4096x2160, e 4096x3112 está dentro da gama de 4K. Fornece imagens com os mais ínfimos detalhes.

Critério 2 da Home Camera: Método de armazenamento de vídeo (cartão SD ou armazenamento em cloud)

As pessoas querem gravar vídeos quando utilizam uma câmara doméstica. É, portanto, necessário confirmar como os vídeos são armazenados. Geralmente, há dois métodos de armazenamento: armazenamento local e armazenamento cloud.

  • Local storage (armazenamento local): Guardar vídeos num cartão SD instalado ou num disco rígido. Normalmente tem espaço limitado. Uma vez roubada a câmara doméstica, todos os dados armazenados são perdidos.
  • Cloud storage (armazenamento cloud): Guardar vídeos para o servidor da cloud. Desde que faça login, pode verificar todos os vídeos armazenados onde quer que esteja. Também tem a flexibilidade de escolher diferentes planos de acordo com as suas necessidades para ter amplo espaço na cloud ou outro serviço. Se o acesso à Internet for cortado, pode parar de gravar.
backup seguranca ciberseguranca copia

Há prós e contras em ambos os sistemas. Com a avançada tecnologia da cloud, muitas pessoas mudam para o serviço NAS, que combina as vantagens tanto do armazenamento local como da cloud. Com uma aplicação única, pode aceder aos vídeos da sua câmara doméstica e geri-los dentro da mesma interface.

Os vídeos gravados também podem ser copiados para o servidor da cloud e depois carregados para a cloud ou outro NAS através da técnica de backup NAS. Para o registo, verifique se a câmara doméstica suporta o padrão de vídeo em rede ONVIF para que os vídeos da sua câmara doméstica possam ser armazenados desta forma.

Critério 3 da Home Camera: Deteção de movimento e notificações de alarme

Uma câmara doméstica é utilizada principalmente para prevenir assaltos. Ao escolher uma câmara doméstica, certifique-se de que ela permite a deteção de movimento e notificações de alarme.

Quando a sua câmara doméstica deteta movimento em casa, notificá-lo-á. Os pais principiantes podem também observar o sono do seu bebé através de uma câmara doméstica ou verificar se os seus filhos correm perigo.

camaras domesticas tp link jpg câmara doméstica

As câmaras domésticas com deteção de movimento ocupam normalmente menos espaço do que as câmaras domésticas tradicionais. Permite que a câmara só grave quando é detetado movimento, não desperdiçando assim espaço em vídeos sem importância. Também é mais fácil de reproduzir ou verificar videoclipes específicos.

Critério 4 da Câmara Home: APP de utilização fácil / Visualização simultânea em direto para vários utilizadores

A maioria das câmaras domésticas trabalham com uma aplicação móvel para monitorizar a sua casa em qualquer altura. Com uma interface de aplicação simples e intuitiva, pode gerir melhor a sua câmara doméstica remotamente.

Critério 5 da Câmara Home: Áudio bidirecional / Áudio unidirecional

Com um microfone e altifalante integrados, pode realizar áudio bidirecional, falando com pessoas do outro lado da câmara da casa. Por exemplo, pode lembrar a baby-sitter de tomar conta do bebé, ou falar com os seus filhos como se estivesse em companhia deles.

camaras domesticas cao câmara doméstica

Critério 6 da Câmara Home: Visão noturna

Enquanto monitoriza a sua casa durante o dia, a segurança noturna é também essencial. Ao escolher uma câmara doméstica com visão noturna, pode verificar com os seus filhos através da lente da câmara durante a noite, sabendo se eles dormem bem.

A visão noturna por infravermelhos (IR) fornece imagens claras mesmo em condições de pouca luz. A luz infravermelha pode criar imagens na lente quando refletida por objetos. A lente da câmara pode capturar o que os olhos humanos não conseguem ver através da reflexão da luz infravermelha, permitindo ver a situação no escuro.

c320ws tapo câmara doméstica

As novas câmaras inteligentes para exterior apresentam um modo avançado de visão noturna que proporciona uma distância visual de até 30 metros, mesmo na escuridão total. Além disso, uma das suas principais inovações em comparação com outras câmaras tradicionais é o seu novo sensor Starlight de alta resolução que, juntamente com os dois projetores integrados, proporciona uma imagem nítida, de qualidade e totalmente colorida em situações escuras.

Critério 7 da Câmara Home: Segurança do produto – Encriptação SSL / TLS e ONVIF Standard

Se estiver preocupado com a privacidade, pode escolher uma câmara doméstica que suporte encriptação ou ajuste de monitorização.

A encriptação SSL / TLS pode impedir que os dados transferidos entre dois sistemas sejam lidos ou modificados por outros, impedindo os hackers de roubar dados através de cablagem ou armazenamento de vídeo.

ciberseguranca, hacker, internet, informatica, ciberataques, sophos,malware, ciberataques

A norma ONVIF é uma norma internacional de vídeo em rede aberta disponível para a câmara doméstica, servidor de vídeo, e sistema de controlo de acesso. Torna o sistema de monitorização mais integrado.

Além disso, as câmaras domésticas estão em conformidade com a norma ONVIF, pelo que trabalham com o serviço de cloud do NAS para armazenamento de vídeo. É mais conveniente e seguro para os utilizadores de câmaras domésticas.

Critério 8 da Câmara Home: À prova de água e pó

Tanto as câmaras interiores como as exteriores irão recolher pó para serem colocadas em algum lugar durante muito tempo. Para prolongar a vida útil de uma câmara doméstica, pode escolher uma que possa evitar o pó.

Para as câmaras de exterior, a proteção contra as condições meteorológicas é crucial.

g6 jpg câmara doméstica

De acordo com a Marcação Internacional de Proteção (também chamada código IP), as classificações de impermeabilidade e à prova de poeira são listadas abaixo:

Classificação à prova de póEntrada Preventiva Classificação à prova de águaEntrada Preventiva
0(sem proteção)0(sem proteção)
1>50 mm 1Água a pingar na vertical
2>12.5 mm2Água a pingar inclinada até 15°
3>2.5 mm3Pulverização de água num ângulo de até 60°
4>1 mm   4Salpicar água de qualquer direção
5Proteção contra o pó5Jatos de água de qualquer Direção
6Poeiras apertadas6Mares pesados ou poderosos jatos de água
  7Entrada prejudicial de água quando imerso entre uma profundidade de 150mm a 1 metro
  8Imersão contínua em água
  9Poderosa alta temperatura jatos de água

A tabela mostra que se uma câmara doméstica tiver uma classificação IP66, é estanque ao pó. A sua capacidade à prova de água pode também evitar mares pesados ou jatos de água poderosos.

Recomendações da Câmara Home | Tapo Secures Your Home

A Tapo C210 Pan/Tilt Home Security Wi-Fi Camera está equipada com 2K (3MP) e grava todos os detalhes em uma definição cristalina de 3MP Vídeo de Alta-Definição.

A sua função Pan Tilt proporciona um alcance horizontal de 360º e vertical de 114º. Com Visão Noturna Avançada que oferece uma distância visual noturna até 9m (30 pés). Armazena localmente até 256 GB num cartão microSD, igual a 512 horas (21 dias) de filmagens (Com base em condições laboratoriais). É a câmara perfeita para animais de estimação e monitor para bebés.

tapo c210 jpg câmara doméstica

Pode controlar a sua câmara doméstica através da aplicação Tapo no seu telefone, monitorizando a sua casa remotamente. As características de deteção de movimento e notificações instantâneas mantêm-no informado sobre o que está a acontecer em casa.

Também é conveniente para famílias com crianças. O alarme sonoro e luminoso desencadeia efeitos para afugentar visitantes indesejados. O áudio bidirecional permite a comunicação através de um microfone e altifalante incorporado. Liberta as mãos com controlo por voz, funciona com o Google Assistant e o Amazon Alexa (Google Assistant e Amazon Alexa não estão disponíveis em todos os idiomas e países).

Recomendação de Câmara para uso doméstico no exterior: Câmara Wi-Fi de Segurança Exterior Tapo C320WS

A Tapo C320WS Outdoor Security Wi-Fi Camera apresenta vídeo de Ultra Alta Definição 2560×1440 (QHD 2K) que grava todas as imagens em definição nítida de 4MP e é capaz de fornecer os mais finos detalhes em qualquer altura do dia e nas mais variadas condições meteorológicas.

Tem armazenamento seguro, armazenando localmente até 256 GB 2K vídeo QHD em um cartão microSD, oferecendo acesso conveniente às suas imagens de vídeo. A Tapo C320WS tem proteção IP66 que proporciona resistência às intempéries e ao abuso físico das mesmas.

tapo c320 jpg câmara doméstica

A nova câmara Tapo C320WS inteligente para exterior apresenta um modo avançado de visão noturna que proporciona uma distância visual de até 30 metros (98 pés), mesmo na escuridão total. Esta integrada com Visão Noturna a Cores (Vídeo a cores mesmo à noite) e com Visão noturna avançada (O sensor de luz é altamente sensível e captura imagens de maior qualidade mesmo em condições de baixa luminosidade).

Além disso, uma das suas principais inovações em comparação com outras câmaras tradicionais é o seu novo sensor Starlight. A deteção de movimento desencadeia alarmes sonoros e luminosos para afugentar os visitantes indesejados. O seu áudio bidirecional permite uma comunicação direta através de um microfone e altifalante integrado, com aqueles que nos visitam enquanto não estamos em casa, tais como homens das entregas ou carteiros, para lhes dizer o que fazer com a nossa encomenda.

Com Controle por Voz liberte as mãos para outras tarefas, funciona com o Assistente Google e com Amazon Alexa (Google Assistant e Amazon Alexa não estão disponíveis em todos os idiomas e países).

Recomendação de Câmara para uso doméstico no exterior: Câmara Wi-Fi de Sistema 2x Câmaras Segurança Inteligentes Com Bateria + Hub Tapo C420S2

O Tapo C420S2 System 2x Intelligent Security Cameras With Battery + Hub é composto por duas câmaras Tapo C420 alimentadas por baterias Tapo A100 recarregáveis, amovíveis e incluídas na embalagem. As baterias suportam até 180 dias de gravação contínua com um protocolo de baixo consumo que prolonga a sua utilização, considerando uma média de 10-20 eventos por dia.

Além disso, inclui um hub H200 que, quando emparelhado com os dispositivos, proporciona uma ligação à Internet sem fios TP-LINK Sub-G de baixa potência. apresenta vídeo de Ultra Alta Definição, agora com 1,7 vezes mais pixels do que 1080p, fornecem uma resolução de 2K QHD, que é 1,7 vezes mais pixels do que 1080p, e podem capturar imagens até 4 megapixéis, mesmo durante a noite, em condições de pouca luz ou em condições meteorológicas difíceis.

conjunto tapo câmara doméstica

Tem armazenamento seguro, armazenando localmente os vídeos no microSD instalado no Hub H200 † (até 256 GB) ou utilizando os serviços de armazenamento em Cloud Tapo Care. A Tapo C420S2 tem proteção IP65 que proporciona resistência às intempéries e ao abuso físico das mesmas.

A nova câmara Tapo C420S2 inteligente para exterior apresenta um modo avançado de visão noturna que proporciona uma distância visual de até 30 metros (98 pés), mesmo na escuridão total. Esta integrada com Visão Noturna a Cores (Vídeo a cores mesmo à noite) e com Visão noturna avançada (O sensor de luz é altamente sensível e captura imagens de maior qualidade mesmo em condições de baixa luminosidade). Além disso, uma das suas principais inovações em comparação com outras câmaras tradicionais é o seu novo sensor Starlight.

A deteção de movimento desencadeia alarmes sonoros e luminosos para afugentar os visitantes indesejados. O seu áudio bidirecional permite uma comunicação direta através de um microfone e altifalante integrado, com aqueles que nos visitam enquanto não estamos em casa, tais como homens das entregas ou carteiros, para lhes dizer o que fazer com a nossa encomenda. Com Controle por Voz liberte as mãos para outras tarefas, funciona com o Assistente Google e com Amazon Alexa (Google Assistant e Amazon Alexa não estão disponíveis em todos os idiomas e países).

camara domestica

Este artigo foi escrito por Neuza Morais, equipa de Suporte Pós-venda na TP-Link.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory