h5n8jz6xbmp7ho5wzrzkh8db7odi8k

Como escrever a negrito no Facebook, Instagram, Linkedin e outras redes sociais

Ao escrever uma publicação no Facebook, Instagram ou outra rede social, não existe forma nativa para personalizar o texto.

No entanto, se pretende fazer uma publicação com texto a negrito ou sublinhado, conheça as ferramentas que poderá usar.

Use estas ferramentas para escrever a negrito, sublinhado ou com outro tipo de letra nas suas redes sociais

Ao escrever um texto no word ou noutro editor de texto, existem várias ferramentas que podem ser usadas para personalizar o conteúdo que pretendemos inserir.

Quer seja a alterar o tipo de letra, colocar o texto a negrito ou itálico ou inserir um sublinhado, existem sempre opções para personalizar o conteúdo.

instagram
Publicidade

No entanto, quando queremos escrever nas redes sociais, percebemos que estas opções são inexistentes. Nativamente não existe forma de personalizar o texto, sendo os emojis a única forma de complementar a publicação.

Embora este limitação pareça possível de ultrapassar, pode na verdade ser resolvida de forma simples com a utilização de uma plataforma online exterior.

O segredo está na utilização de símbolos Unicode que substituem o texto e permitem e se apresentam como se de personalização do texto se tratasse. Tanto pode ser convertido em negrito, como personalizar de muitas outras formas.

facebook

Alertas sobre utilização dos símbolos Unicode

Antes de explicarmos como pode transformar o seu texto, é importante referir alguns detalhes que podem interferir na visualização ou interpretação do seu conteúdo:

  • Caracteres especiais podem não aparecer – Ao tentar colocar acentos ou caracteres com cedilhas, estes poderão não ser corretamente convertidos.
  • O texto não é pesquisável – Dado que se trata de texto Unicode, este não permite ser pesquisado através das ferramentas de pesquisa. Assim, use só esta ferramenta para títulos ou destacar textos que não sejam essenciais para a indexação do seu conteúdo.
  • Não irá aparecer em todos os equipamentos – Nem todos os equipamentos têm capacidade para ler Unicode. Deste modo, o conteúdo criado com estas ferramentas poderá não aparecer, especialmente em equipamentos mais antigos.
  • Incompatível com software de leitura de ecrã – Os softwares de leitura de ecrã não têm capacidade de ler texto em Unicode, fazendo com que este conteúdo não seja considerado no momento de reproduzir o texto na página.

Depois de lançados todos os avisos, conheça 3 ferramentas que o irão ajudar a personalizar o seu texto nas redes sociais.

YayText

A nossa primeira recomendação é o YayText. Esta ferramenta permite transformar qualquer texto, adicionando-lhe vários efeitos como o rasurado, negrito, sublinhado, invertido, bolha ou muitos outros.

Basta colar o seu texto e copiar um dos novos textos gerados com a personalização já aplicada.

yaytext

LinkedIn Text Formatter

Outra ferramenta que pode utilizar é o Linkedin Text Formatter.

Embora o nome aponte para uma ferramenta específica da rede social da Microsoft, pode também ser utilizada para outras redes.

Tal como a YeyText, basta colar o texto que pretende converter e copiar a versão convertida. Esta aplicação oferece menos opções, mas é bastante simples de usar.

format linkedin text

Instagram Fonts

Outra ferramenta que pode ser utilizada para este fim é o Instagram Fonts.

O funcionamento é idêntico aos anteriores, bastando colar o texto que se pretende alterar. Depois, é apresentada uma lista com as várias conversões do texto de forma a que possa escolher a que pretende.

Irá encontrar tanto a conversão em negrito ou itálico, como diferentes tipos de letras.

instagram fonts

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade