Com a evolução que temos observado na inteligência artificial, bastante notória com o lançamento do Chat GPT, poderemos estar perante uma revolução que poderá mudar muitas coisas na nossa realidade.
Num paper científico, a Open AI partilhou quais os trabalhos que considera estar em risco com a tecnologia que está a desenvolver.
Conheça as profissões que podem desaparecer com o Chat GPT
A inteligência artificial está a evoluir muito rapidamente e começa já, lentamente, a entrar no dia a dia das pessoas e das empresas.
Se esta pode ser uma porta de evolução e surgimento de novas tecnologias, a verdade é que existe também o receio do impacto que pode ter no futuro da sociedade e dos seus hábitos.
Sobre este tema, a Open AI publicou um paper científico onde deu a sua visão sobre o futuro das profissões, referindo quais as que poderão ser mais impactadas e as menos impactadas.
No lado mais negativo, ou seja, aquelas em que existe um grande grau de certeza sobre a sua substituição por inteligência artificial, encontramos:
- Matemáticos
- Contabilistas e auditores
- Jornalistas
- Assistentes administrativos
- Tradutores e intérpretes
- Investigadores estatísticos
- Escritores e autores
- Trabalhos de relações públicas
- Cientistas de animais
- Web designers
- Engenheiros de Blockchain
- Entre outros
Já do lado oposto, na lista de trabalhos que dificilmente serão afetados, por agora, pela inteligência artificial do Chat GPT, encontramos:
- Operadores de máquinas agrícolas
- Atletas e desportistas
- Mecânicos de autocarros e camiões
- Chefes de cozinha
- Trabalhadores da construção civil
- Operadores de maquinaria
- Empregados de mesa
- Ajudantes de cozinha
- Pedreiros
- Estivadores
Face a estes dados, é possível perceber que a OpenAI considera os trabalhos manuais mais complicados de substituir, enquanto trabalhos que envolvam mais cálculo ou escrita terão uma concorrência quase certa.