Estudo aponta que 92% dos programadores já utiliza inteligência artificial

O GitHub realizou um estudo para avaliar o grau de utilização da inteligência artificial entre os programadores.

Segundo os resultados, 92% já utiliza ferramentas com IA, enquanto 70% acha útil a sua utilização.

Hacker PC Virus Ataque Ransomware qbot malware
Publicidade

Grande partes dos programadores já utiliza inteligência artificial no seu dia a dia

Com a chegada do ChatGPT e, posteriormente, do Google Bard, assistiu-se a uma massificação da utilização das tecnologias de inteligência artificial.

Para perceber o impacto desta tecnologia no mundo das empresas tecnológicas e da programação, o GitHub realizou um estudo onde se focou nas empresas americanas com mais de 1000 colaboradores, tendo entrevistado 500 programadores.

Segundo os resultados, a inteligência artificial é já utilizada no dia a dia destes profissionais ajudando a otimizar o código, reduzir erros de produção, realizar tarefas repetitivas e melhorar a eficiência.

mac macos apple pc programadores

No total, 92% dos entrevistados já utiliza ferramentas de inteligência artificial e 70% reconhece as vantagens que trouxe ao seu trabalho.

Um dos grandes benefícios apontados é no apoio dado nas tarefas repetitivas, algo que ocupa muito tempo e que não traz grande valor acrescentado. Ao utilizar a inteligência artificial estas tarefas podem ser automatizadas, permitindo ao programador centrar-se nas tarefas mais complexas e críticas.

No entanto, como aspeto menos positivo, é apontado o facto de, ao confiar sempre nos sistemas de inteligência artificial para fazerem constantemente certas tarefas poderá levar a uma depreciação do conhecimento humano.

glorious forge globaldata

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory