A Google está comprometida em tornar todo o sistema de publicidade mais transparente para os utilizadores.
Seguindo esse objetivo, apresentou recentemente uma nova extensão para o Google Chrome que permite analisar alguns detalhes sobre as publicidades que estão a ser exibidas nos websites.
A extensão Ads Transparency Spotlight está já disponível em versão Alpha, podendo ser instalada na Chrome Web Store.
Google lança extensão Ads Transparency Spotlight
Com esta nova extensão, a Google pretende que os utilizadores percebam de forma mais simples e direta o porquê das publicidades estarem a ser exibidas.
Assim, ao utilizar esta ferramenta, o utilizador vai passar a saber quantas publicidades estão a ser exibidas, que empresas tecnológica ou sistemas de publicidade estão presentes na página e que dados do utilizador estão a ser usados para apresentar anúncios personalizados.
A Ads Transparency Spotlight foi desenvolvida com base numa nova API intitulada de “Ad Disclosure Schema” que cria um sistema universal com que os anunciantes podem detalhar como o seu sistema de anúncios funciona.
Embora a Google vá desenvolver mais esta plataforma e tentar angariar outras plataformas de publicidade, atualmente já é possível verificar as seguintes informações:
- Informação detalhada sobre as publicidades na página, incluindo o número de anúncios a serem exibidos.
- Lista de fornecedores responsáveis por apresentar anúncios na página
- Fatores que motivam a apresentação de determinadas publicidades. Estes podem ser:
- Dados demográficos: Idade, género ou outras informações.
- Campanhas de marketing ativadas por visita a um website (Remarketing)
- Localização geral: Cidade ou país.
- Localização específica
- Interesses: Temas relacionados com websites que o utilizar visitou ou informação de interesses fornecidos.
- Contexto: Temas apresentados a quem visita o website.
- Outras informações.
Esta ferramenta apresenta também informações relacionadas com empresas tecnológicas que tenham alguma tecnologia no website como botões de redes sociais, web analytics ou scrits para tracking. Para cada uma, é também adicionado o link para a respetiva página de privacidade.
A extensão Ads Transparency Spotlight faz parte de um plano alargado da Google que pretende tornar o seu sistema de publicidade mais transparente e reconquistar a confiança dos utilizadores.
[su_button url=”https://www.facebook.com/groups/288621565617066″ target=”blank” background=”#333333″ size=”8″ icon=”icon: gift”]Siga o nosso grupo de Facebook sobre notícias de tecnologia[/su_button]