Fabricante chinesa XPeng aposta nesta solução para cativar para os seus carros elétricos

Depois de uma forte adoção inicial, a venda de carros elétricos começa agora a diminuir de forma expressiva.

No entanto, a fabricante chinesa XPeng acredita ter a solução para resolver os problemas de popularidade destes carros.

xpeng
Publicidade

XPeng considera que carregamento rápido de 1 km por segundo poderia aumentar popularidade dos carros elétricos

Um dos grandes problemas que afasta os consumidores dos carros elétricos prende-se com as suas autonomias e tempo de carregamento.

Enquanto um carro com motor térmico demora uns segundos ou poucos minutos a encher todo o depósito, o processo de carregamento de um carro elétrico pode demorar bastantes minutos e com capacidade para fazer, por vezes, nem metade dos quilómetros.

No entanto, a XPeng poderá ter uma solução para este problema. Um dos últimos anúncios da marca foi uma tecnologia de carregamento rápido a 800 kW (800A e 1000V) que promete carregar 1 km de autonomia por cada segundo, 60 km por minuto ou 600 km por cada 10 minutos.

xpeng carregamento rapido 800 kw

Com este processo seria assim simples e rápido recuperar a autonomia dos carros elétricos e seria mais próximo do abastecimento de combustível e poderia convencer mais depressa a comprar este tipo de veículos.

Até agora a maior velocidade de carregamento era de 500 kW, apresentado pela LiAuto, mas esta nova tecnologia vem agora superar, estando prometido que os seus primeiros carregadores ultra rápidos cheguem já no 3º trimestre deste ano.

Esta poderá ser uma solução na Europa?

A resposta é simples e rápida de dar. Para já, não.

A tecnologia na Europa anda longe destes valores com o Porsche Taycan e o Audi e-tron GT a assumirem o pódio de tecnologia de carregamento com “apenas” 270 kW.

carros eletricos carregamento

Em termos de postos de carregamento estamos também ainda muito longe desta tecnologia, com grande parte da rede de carregamento a situar-se abaixo dos 200 kW e o planeamento de construção de carregadores de 350 kW a estar planeado apenas para 2030.

Desta forma, elevar aos 800 kW, como a XPeng sugere, poderá ser realmente uma boa solução para acelerar a adoção dos carros elétricos, mas será claramente algo difícil de se expandir globalmente e que terá certamente um grande impacto na estrutura da rede elétrica dos vários países.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory