O Facebook é uma das ferramentas que mais investe no tracking de dados de pesquisa e navegação dos seus utilizadores para segmentar os anúncios na sua plataforma.
Em resposta a vários processos e multas da União Europeia, o Meta passará a ter uma opção que permite aos utilizadores limitarem o tipo de dados que a rede social capta.
Facebook e Instagram terão a recolha de dados de utilizadores limitada
O Meta tem estado debaixo de fogo, na União Europeia, devido aos sucessivos abusos na captação de dados dos seus utilizadores, tendo até já levado a multas à gigante tecnológica por obrigarem os utilizadores a aceitarem essa captação.
Face a esta “guerra”, o Meta está obrigado a alterar a sua política de forma a dar opção às pessoas se pretendem ou não ter os seus dados registados, algo que motivou um bluff da empresa tecnológica ameaçando sair da Europa caso a imposição se mantivesse.
Com o prazo limite a aproximar-se, a empresa americana não terá outra opção além de cumprir com o exigido, estando agora a preparar-se para fazer essa alteração.
Muito em breve, o Facebook e o Instagram terão disponível um formulário de opt-out que permite aos utilizadores optarem por um modelo de publicidade onde só irão receber anúncios com base em categorias mais gerais como idade ou localização genérico.
No entanto, como é habitual, o Meta irá dificultar este processo, sendo necessário a pessoa preencher um formulário que será posteriormente avaliado antes de ser aceite.
Com este novo passo, inicia-se assim um caminho em direção à privacidade dos dados, sendo agora possível limitar uma parte significativa do registo de informações destas redes sociais. Este formulário será exclusivo para e Europa.