fbpx

Facebook e Instagram acusados de usar câmara dos smartphones de forma indevida

A privacidade e segurança dos utilizadores e dos seus dados está cada vez mais na ordem do dia e são cada vez mais as ferramentas que ajudam a assegurar que não há abusos.

Com a nova funcionalidade do iOS 14 para avisar quando a câmara ou microfone estão a ser usados, vários utilizadores repararam num uso indevido da câmara pelo Facebook e Instagram.

instagram
Publicidade

Facebook e Instagram usam câmara dos smartphones de forma indevida

O iOS 14 introduziu nos iPhones uma opção que avisa os utilizadores, através de um ponto colorido, sempre que uma aplicação utilizar o microfone ou a câmara.

Através desta nova funcionalidade, vários utilizadores repararam que o Instagram ativava a câmara quando se navegava no feed, não notificando desse acesso.

ios 14 ponto notificacao privacidade

Esta descoberta, levou a que um utilizador processasse o Instagram e o Facebook devido à “obtenção de dados pessoais e privados, incluindo a privacidade da casa dos utilizadores, permitindo angariar dados valioso para estudos de mercado”.

O caso está agora em tribunal, mas o Facebook rejeita a queixa e refere que não usa tecnologias de reconhecimento facial no Instagram.

Caso se confirme, esta é assim uma acusação grave contra o Facebook, que poderá trazer grandes problemas à empresa.

Caso pretenda ter esta funcionalidade do iOS 14 no seu Android, pode já instalar a aplicação Acess Dots que o irá ajudar a garantir a sua privacidade.

Siga o Techbit no Facebook

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade