A privacidade e segurança dos utilizadores e dos seus dados está cada vez mais na ordem do dia e são cada vez mais as ferramentas que ajudam a assegurar que não há abusos.
Com a nova funcionalidade do iOS 14 para avisar quando a câmara ou microfone estão a ser usados, vários utilizadores repararam num uso indevido da câmara pelo Facebook e Instagram.
Facebook e Instagram usam câmara dos smartphones de forma indevida
O iOS 14 introduziu nos iPhones uma opção que avisa os utilizadores, através de um ponto colorido, sempre que uma aplicação utilizar o microfone ou a câmara.
Através desta nova funcionalidade, vários utilizadores repararam que o Instagram ativava a câmara quando se navegava no feed, não notificando desse acesso.
Esta descoberta, levou a que um utilizador processasse o Instagram e o Facebook devido à “obtenção de dados pessoais e privados, incluindo a privacidade da casa dos utilizadores, permitindo angariar dados valioso para estudos de mercado”.
O caso está agora em tribunal, mas o Facebook rejeita a queixa e refere que não usa tecnologias de reconhecimento facial no Instagram.
Caso se confirme, esta é assim uma acusação grave contra o Facebook, que poderá trazer grandes problemas à empresa.
Caso pretenda ter esta funcionalidade do iOS 14 no seu Android, pode já instalar a aplicação Acess Dots que o irá ajudar a garantir a sua privacidade.
[su_button url=”https://bit.ly/techbitfacebook” target=”blank” background=”#333333″ size=”8″ icon=”icon: thumbs-o-up”]Siga o Techbit no Facebook[/su_button]