Facebook vai acabar com o Live Shopping

A partir de 1 de outubro de 2022 o Facebook vai deixar de permitir aos utilizadores realizarem vendas através da funcionalidade Live Shopping, que permitia aos utilizadores colocarem artigos à venda num direto que podiam ser comprados de forma instantânea.

Os vendedores vão poder continuar a realizar diretos dedicados à venda de produtos, apenas vão perder a funcionalidade de colocar os artigos diretamente à venda enquanto os apresentam.

facebook live shopping
Publicidade

Facebook Live Shopping descontinuado em prol do Instagram

A notícia foi avançada pela própria empresa que afirma ter notado uma mudança no comportamento dos consumidores, que passaram a preferir os vídeos curtos nas redes sociais, levando o Facebook a focar-se na rede social vizinha, o Instagram, e na funcionalidade Reels, que permite também identificar artigos para vendas diretas.

Esta funcionalidade de vendas em direto parece estar a ser abandonada em diversas plataformas além do Facebook. Também o TikTok cancelou o lançamento de uma funcionalidade semelhante nos EUA depois dos testes terem sido um fracasso no Reino Unido.

facebook social media

Ao que parece, este tipo de compras só se mostrou um sucesso de grande escala na China, onde o TikTok mantém a ideia aplicada e parece ser bastante lucrativa.

O Facebook vai assim perder uma funcionalidade de forma a priorizar as funcionalidades presentes no Instagram, onde a empresa Meta tem vindo a apostar mais fortemente por esta se mostrar a rede da empresa com maiores capacidades de competir com o que o público mais consome nos dias de hoje, os vídeos de curta duração.

facebook social media logo

O incentivo feito pela empresa é que os utilizadores tentem agora começar a apostar nos Reels e nos Reels ads tanto no Facebook como no Instagram para promoverem e divulgarem os seus produtos, além de recomendarem que os Live Shopping passem a ser feitos na plataforma inicialmente dedicada à fotografia.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory