Faz hoje 50 anos que Martin Cooper realizou a primeira chamada móvel

Hoje celebra-se o aniversário de um momento bastante importante para o mundo da tecnologia.

Foi há 50 anos que Martin Cooper, engenheiro da Motorola, realizou a primeira chamada móvel num telefone experimental.

martin cooper telemovel
Publicidade

Martin Cooper realizou a primeira chamada móvel há 50 anos

Foi no dia 3 de abril de 1973 que, Martin Cooper, engenheiro da Motorola, telefonou em plena 6ª avenida, em Nova Iorque, para Joe Engel, director de investigação da Bell Labs.

Utilizando um modelo experimental Motorola DynaTAC (DYNamic Adaptive Total Area Coverage) 8000 X, proferiu a famosa frase “Estou a telefonar-te para saber se me consegues ouvir bem desse lado” que lhe valeu o título de pai do telemóvel.

Com cerca de 794 gramas, 33 centímetros de altura e 8,9 centímetros de espessura, o próprio Martin Cooper revela que o equipamento utilizado era muito pouco fiável e que durou apenas o tempo necessário para realizar esta chamada.

Dez anos depois, e com a tecnologia mais madura, passou a ser vendido por 3990 dólares e demorava 10 horas a carregar para 30 minutos de autonomia.

Este evento iniciou uma revolução tecnológica que resultou no que hoje conhecemos como smartphone e permitiu que as pessoas pudessem começar a comunicar em mobilidade.

martin cooper

Martin Cooper é um dos críticos da dependência dos smartphones

Embora tenha colaborado para desenvolver esta tecnologia, Martin Cooper é um dos críticos para a exagerada dependência que hoje vivemos com o smartphone.

Além disso, tem também alertado para a possível falta de privacidade que hoje atravessamos com a utilização da tecnologia.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory