Hoje em dia, é frequente encontrar em centros comerciais, aeroportos ou mesmo em lojas centros de carregamento públicos para dispositivos móveis.
Se costuma utilizar estes locais para carregar o seu smartphone, o FBI lançou agora um alerta para que o deixe de fazer caso queira assegurar a segurança dos seus dados.
Se carrega o smartphone em postos públicos de carregamento deixe já de o fazer
Se está a passear por espaços públicos e estiver a ficar sem bateria, existem diversos espaços que já começaram a oferecer locais preparados para que possa conectar o seu smartphone para que seja carregado.
Embora este seja um serviço bastante útil, o FBI alertou agora para que estes sítios sejam evitados de forma a reduzir as possibilidades de ser alvo de um “juice jacking”.
O que é um “juice jacking”?
Um “juice jacking” é um tipo de ataque onde os hackers conseguem instalar código malicioso nas estações de carregamento públicas de forma a que estas possam ler e roubar os dados do equipamento e até, em alguns casos, fazer o seguimento da sua localização.
Historicamente, estes ataques são mais propensos de acontecer em equipamentos Android, embora os iPhone e outros equipamentos iOS não estejam imunes.
Como evitar ser alvo de um ataque “juice jacking”?
A melhor forma de não ser impactado neste tipo de ataques é mesmo optar por não carregar o seu smartphone nestas estações públicas de carregamento.
Em vez disso, opte por transportar consigo uma bateria externa que possa utilizar em qualquer altura ou levar um carregador consigo para que possa conectar a uma tomada para carregar.
Por muito prático que seja carregar num local onde já tem os conectores prontos a carregar, é importante colocar a sua segurança e privacidade em primeiro lugar.