FeverPhone – A aplicação que transforma o seu smartphone num termómetro

Alguns smartphones e relógios estão preparados com sensores de temperatura para medir a temperatura corporal.

No entanto, uma equipa de investigadores da Universidade de Washington criou a FeverPhone, uma aplicação que permite tornar qualquer smartphone num termómetro.

Conheça a FeverPhone, a app que transforma o seu smartphone num termómetro

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington desenvolveu a aplicação FeverPhone que garante que irá permitir medir a temperatura corporal com qualquer smartphone.

A solução encontrada por esta equipa não necessita de qualquer acessório ou atualizações de hardware, uma vez que irá utilizar os termístores já incluídos na bateria e noutros componentes do smartphone.

Embora estes termístores não possam medir diretamente a temperatura corporal dentro do smartphone, conseguem medir a quantidade de energia térmica transferida entre o utilizador e o smartphone quando ambos estão em contacto.

feverphone termometro smartphone
Publicidade

Na prática, para medir a temperatura com a FeverPhone é necessário que o utilizador agarre o equipamento nas extremidades e que pressione o ecrã com os dedos durante 90 segundos.

Os resultados desta aplicação foi testada com 37 participantes num ensaio clínico, 16 deles com febre ligeira, tendo a temperatura sido comparada com a de um termómetro oral.

No caso do smartphone com a FeverPhone foi possível medir a temperatura corporal com um erro de 0.23ºC, uma margem erro similar à dos termómetros de uso doméstico.

Os investigadores irão agora tentar melhorar a precisão da aplicação ampliando o número de modelos usados para treinar o modelo de aprendizagem automático, dado que só foram usados 3 equipamentos nos testes iniciais.

Há também planos para que esta aplicação possa ser aplicada em smartwatches que, como são mais pequenos, poderão captar mais rapidamente a temperatura da pessoa.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory