Alguns smartphones e relógios estão preparados com sensores de temperatura para medir a temperatura corporal.
No entanto, uma equipa de investigadores da Universidade de Washington criou a FeverPhone, uma aplicação que permite tornar qualquer smartphone num termómetro.
Conheça a FeverPhone, a app que transforma o seu smartphone num termómetro
Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington desenvolveu a aplicação FeverPhone que garante que irá permitir medir a temperatura corporal com qualquer smartphone.
A solução encontrada por esta equipa não necessita de qualquer acessório ou atualizações de hardware, uma vez que irá utilizar os termístores já incluídos na bateria e noutros componentes do smartphone.
Embora estes termístores não possam medir diretamente a temperatura corporal dentro do smartphone, conseguem medir a quantidade de energia térmica transferida entre o utilizador e o smartphone quando ambos estão em contacto.
Na prática, para medir a temperatura com a FeverPhone é necessário que o utilizador agarre o equipamento nas extremidades e que pressione o ecrã com os dedos durante 90 segundos.
Os resultados desta aplicação foi testada com 37 participantes num ensaio clínico, 16 deles com febre ligeira, tendo a temperatura sido comparada com a de um termómetro oral.
No caso do smartphone com a FeverPhone foi possível medir a temperatura corporal com um erro de 0.23ºC, uma margem erro similar à dos termómetros de uso doméstico.
Os investigadores irão agora tentar melhorar a precisão da aplicação ampliando o número de modelos usados para treinar o modelo de aprendizagem automático, dado que só foram usados 3 equipamentos nos testes iniciais.
Há também planos para que esta aplicação possa ser aplicada em smartwatches que, como são mais pequenos, poderão captar mais rapidamente a temperatura da pessoa.