Depois de uma grande aposta nos smartphones e nos computadores, as marcas tecnológicas começam agora a virar-se para o mercado automóvel.
Depois da Tesla se destacar neste mercado, também a Google e a Apple estão a apostar as suas fichas no desenvolvimento de novas tecnologias através de veículos próprios, com o Apple Car, ou de parcerias com fabricantes.
A Ford é uma das mais recentes empresas a aliar-se à Google, estando a planear integrar o sistema Android nos seus veículos a partir de 2023.
Ford irá apostar no Android nos seus automóveis a partir de 2023
A Ford é uma das marcas que está a apostar na eletrificação dos seus veículos e no desenvolvimento dos seus sistemas de infoentretenimento.
Atualmente, os carros da fabricante americana já suportam Android Auto e Car Play, no entanto a marca pretende ir mais além e integrar o próprio sistema Android.
Em parceria com a Google, está a ser desenvolvido um novo sistema operativo para os carros que irá utilizar o Android como base. Desta forma, os condutores irão poder aceder às aplicações da Google e de terceiros diretamente no automóvel, sem necessitarem de conectar o smartphone.
Além disso, a Ford irá também utilizar o Google Cloud para processar dados e usufruir da inteligência artificial e do Machine Learning de forma a oferecer um serviço mais personalizado para os seus utilizadores.
Embora passe a integrar o Android como base, os automóveis da marca americana irão manter o suporte a Car Play, para os utilizadores dos equipamentos Apple, assim como o suporte à Amazon Alexa.