A Founderz, escola internacional de negócios digitais, anuncia o lançamento de um programa online de Inteligência Artificial (IA) e Inovação em estreita colaboração com a Microsoft para o mercado português.
Ao longo de três meses, os alunos da Founderz terão a oportunidade de adquirir competências práticas para aplicar modelos de IA no mundo empresarial.
Founderz chega a Portugal com curso 100% online
A aposta tem como objetivo democratizar o acesso à formação em tecnologias que estão a marcar a atual tendência tecnológica a nível global. Com mais de 5000 alunos em Espanha e 200 empresas a formar as suas equipas em IA, a plataforma virtual, Founderz, chega a Portugal no início de outubro com um curso, 100% online, que dará aos interessados as bases fundamentais e os modelos de utilização da IA, machine learning e prompt engineering.
Após a conclusão do programa de três meses e das suas atividades, os formandos receberão uma certificação da Founderz e serão elegíveis para a certificação Microsoft PL-900 através de um exame final.
Os avanços rápidos em tecnologias baseadas na linguagem natural, tanto na fala, como na visão, bem como em soluções relacionadas com a IA, vieram revolucionar a eficiência humana e o nível de produtividade laboral.
Ferramentas de IA, por exemplo o Bing AI ou o ChatGPT, bem como plataformas low-code / no-code, têm permitido a utilizadores “não técnicos” resolverem desafios ou tarefas complexas em poucos minutos, algo que parecia impossível há apenas alguns meses. É neste contexto que a Founderz aposta numa nova formação de IA e Inovação em colaboração com a Microsoft para o mercado português.
O objetivo do programa é aprofundar estes dois conceitos de forma a oferecer uma formação completa que permita aos alunos programar em IA. Todos os interessados vão chegar ao fim da formação a compreender melhor estas plataformas e, sobretudo, dominando-as a nível profissional.
Tudo isto será centrado num modelo de educação personalizado à medida de cada aluno, 100% online, com flexibilidade de horários e que tem como ponto de encontro um verdadeiro campus virtual. É a partir daqui que a experiência educativa de colaboração entre alunos assume uma elevada importância uma vez que 75% deste programa terá lugar fora da sala de aula e em constante interação com outros formandos.
“A Inteligência Artificial e as plataformas de programação low-code/no-code registaram um crescimento sem precedentes nos últimos anos, segundo a Gartner, até 2024, as ferramentas low-code ou no-code permitirão que 80% dos produtos e serviços digitais sejam criados por pessoas que não sabem programar. Acreditamos que devem existir opções educativas para aceder a uma formação de qualidade nestes domínios, e nada melhor do que colaborar com a Microsoft, uma referência clara no sector, que marca o ritmo da inovação, que é cada vez mais rápido”
Pau Garcia-Milà, CEO da Founderz
Esta nova formação aproveita ao máximo o potencial das novas tecnologias para melhorar a experiência de aprendizagem através de um modelo que entende o estudante como parte da inteligência coletiva do programa. Será lecionado através de uma metodologia de microaprendizagem, concebida para facilitar a conciliação entre a vida pessoal e profissional.
Os conteúdos do curso, aos quais os alunos têm acesso ilimitado a partir do momento em que se inscrevem, são constantemente atualizados para os manter a par dos últimos desenvolvimentos e tendências do sector.
“É sempre motivador colaborar com organizações, como a Founderz, que se preocupam em estar na vanguarda da formação das pessoas para lhes proporcionar maiores oportunidades de carreira e potenciar o seu talento. É uma honra para a Microsoft poder colaborar neste programa, contribuindo com o nosso know-how em inovação e tecnologias como a IA, machine learning e low-code/no-code, bem como facilitando o acesso aos exames das nossas certificações oficiais, que são muito procuradas numa altura em que todas as organizações se estão a tornar empresas tecnológicas, independentemente do sector em que operam”
Enrique Ruiz, chief employability officer da Microsoft