O TikTok tem estado debaixo de fogo nos últimos tempos devido às várias suspeitas sobre a falta de privacidade da sua rede social.
Para agravar esta questão a ByteDance, empresa detentora do TikTok veio agora admitir que despediu 4 colaboradores por acederem indevidamente aos dados de 4 jornalistas americanos.
ByteDance admite que 4 colaboradores do TikTok acederam a dados privados de jornalistas
Há alguns tempos que têm surgido diversas suspeitas sobre a privacidade de dados dentro do TikTok, tendo levado até o governo americano a proibir esta aplicação nos seus smartphones. Além disso, a Forbes acusou também a ByteDance de espiar alguns dos seus jornalistas.
Para piorar as suspeitas sobre a empresa chinesa, foi agora revelado que funcionários da ByteDance acederam de forma indevida aos dados privados de jornalistas do BuzzFeed e Financial Times, meios responsáveis pela investigação sobre a fuga de dados na rede social TikTok.
Segundo a auditoria interna, estes 4 colaboradores acederam ao IP dos jornalistas de forma a tentar descobrir a sua localização na esperança de saberem se estes se encontraram com colaboradores da empresa chinesa para aceder a documentos confidenciais.
Esta notícia foi dada pelo próprio diretor da ByteDance, Rubo Liang, que admitiu que estes colaboradores abusaram da sua autoridade nestas ações.
Além de despedir as pessoas responsáveis por estes atos, a empresa anunciou também uma restruturação da equipa de auditoria interna para que esta situação não volte a acontecer e designaram uma equipa para criar uma normativa para investigação de funcionários em caso de suspeita.
Estes acontecimentos não vêm jogar a favor da ByteDance, que vê assim as suspeitas sobre a segurança e privacidade dos dados ser ainda mais prejudicada.
Acompanhe as nossas notícias no seu email