O Android Go foi uma versão do sistema operativo da Google desenhada para equipamentos com menos recursos.
Até agora, todos os smartphones com até 1 GB de RAM eram obrigados a utilizar esta versão de forma a otimizar o seu desempenho.
Ao que tudo indica, a Google irá mudar as regras já a partir do próximo trimestre, passando a obrigar todos os smartphones com até 2 GB de RAM a usar esta versão.
Android Go obrigatório para todos os smartphones com menos de 2 GB de RAM
Segundo informações do XDA-Developers, que teve acesso ao guia de configuração do Android 11 Go Edition datado de 24 de abril de 2020.
Segundo este documento, todos os smartphones com 2 GB de RAM ou menos irão ser obrigados a utilizar a versão Go do sistema Android.
Estas são então as regras que se podem ler referente a este assunto:
- A partir do Android 11, os equipamentos com 512 MB de RAM não podem ter os Google Mobile Services (GMS) pré-carregados;
- Todos os produtos com Android 10 ou 11, com 2GB de RAM ou menos, devem trazer instalada a versão Android Go;
- Os dispositivos com 2 GB de RAM ou menos que já estejam no mercado, irão continuar a utilizar a versão Android normal.
Com estas alterações tem surgido uma dúvida referente ao facto de alguns equipamentos serem lançados com diferentes versões de RAM. Ou seja, se o mesmo equipamento tiver duas versões, uma com 2 GB de RAM e outra com 3 GB de RAM, fica a dúvida no ar se os equipamentos terão de usar versões distintas do Android.
Com estas novas regras, a Google procura assim definir limites mínimos para o seu sistema principal de forma a garantir o mínimo de qualidade na experiência dos seus clientes.