Galaxy S22 Ultra: tire maior proveito do novo smartphone da Samsung

A Samsung lançou recentemente os novos Samsung Galaxy S22 Ultra (assim como a restante família S22), que trouxeram para o mercado uma junção de duas linhas já existentes na empresa. Conheça algumas dicas iniciais a ter em conta na compra do novo equipamento da gigante sul coreana e que podem ajudar a tirar um maior proveito daqui para a frente do novo smartphone.

Sejam questões de autonomia ou formas mais inteligentes de tirar proveito das funções presentes nos novos Galaxy S22 Ultra, deixamos algumas dicas para que possa explorar melhor as capacidades do equipamento.

Galaxy S22 Ultra 2
Publicidade

S22 Ultra é o modelo mais procurado

Logo após a apresentação da nova linha S22, o Galaxy S22 Ultra tornou-se imediatamente um dos preferidos dos consumidores. A Samsung juntou o que de melhor tinha para oferecer na linha S com a tão aclamada linha Note que havia sido descontinuada.

Desta forma, e apesar das vendas de todos os modelos terem superado as expectativas da Samsung durante o período de pré-venda, o Galaxy S22 Ultra mostrou-se mesmo como a estrela da família, sendo neste modelo que vamos focar algumas dicas de utilização inicial que, no entanto, algumas podem ser aplicadas para os restantes membros da linha S22.

Galaxy S22 Ultra Samsung

Dê tempo ao smartphone para conhecer os seus hábitos

Esta não é uma novidade nos topo de gama da Samsung, mas alguns consumidores têm apresentado algumas queixas referentes à autonomia do Galaxy S22 Ultra que, logo nos primeiros dias, mostra-se com uma grande necessidade de ser carregado antes do dia terminar.

É normal que isto aconteça.

O Galaxy S22 Ultra precisa de algum tempo para conseguir perceber os padrões de utilização de cada consumidor. Isto significa que, inicialmente, o smartphone vai estar a trabalhar constantemente a um ritmo mais elevado que o necessário, levando a que exista um consumo maior da bateria do mesmo. Este pequeno problema resolve-se por si só.

Samsung Galaxy S22 Ultra

Após uma breve análise por parte do smartphone, nos primeiros dias de utilização, o Galaxy S22 Ultra vai então começar a aplicar determinadas definições de poupança de energia adaptadas à utilização de cada pessoa. Isto significa que a velocidade do processador ai começar a ser adaptada à utilização em questão, a taxa de atualização do ecrã vai começar a ser reduzida mais vezes por não ser necessário estar constantemente a 120Hz, entre outras gestões automáticas que vão ajudar a tirar um maior proveito do smartphone sem prejudicar a autonomia.

Portanto, é dar tempo ao Galaxy S22 Ultra para o conhecer e, em poucos dias, a bateria vai passar de menos de um dia de autonomia para um dia e pouco de utilização moderada.

Aproveite as Bixby Routines

A Bixby é a assistente virtual da Samsung, mas não é preciso interagir diretamente com ela para tirear proveito de algumas funções interessantes. O Galaxy S22 Ultra oferece uma funcionalidade que se chama de Bixby Routines.

O que esta funcionalidade lhe oferece é a possibilidade de criar atalhos e comandos automáticos que são despoltados por determinados padrões, ações, locais, ligações, etc. O velho sistema de “Se acontecer isto então fazes isto”.

Samsung bixby routines

Desta forma, e logo nos atalhos da barra de notificações, podemos aceder à funcionalidade e programar, por exemplo, o smartphone para, sempre que este se ligar à rede wi-fi de casa desligar os dados móveis, desligar o NFC, mudar o modo de som do Galaxy S22 Ultra e alterar os atalhos do ecrã de bloqueio.

Desta forma, sempre quechegar a casa e o smartphone se ligar à rede de casa, sem que seja necessário nenhuma interação por parte do utilizador, o mesmo vai começar a executar todas as funções para ficar no “modo caseiro” que escolheu.

As definições e atalhos que podem ser criados no Galaxy S22 Ultra são infinitos e será uma questão de explorar as opções e criar os atalhos que mais se adequarem ao estilo de vida do consumidor. Pode até definir algumas opções que ajudem a poupar a bateria sempre que este descer de determinada percentagem de carga.

A famosa caneta

Este sim é um tópico que se aplica apenas o Galaxy S22 Ultra pois é o uníco equipamento da família S22 que traz a S-Pen integrada no mesmo. Este é um extra que é amado por muitos e incompreendido por muitos outros.

galaxy s22 ultra samsung

A S-Pen pode oferecer um mundo de possibilidades num smartphone com as capacidades do Galaxy S22 Ultra. Além das funções básicas de permitir assinar documentos, desenhar, colorir e, de forma geral, dar asas à imaginação dos amis criativos, esta pode ser também uma boa ferramenta de auxílio para os utilizadores com menos talento para a área criativa.

Os atalhos de câmara são um ponto de destaque pois, à distância, o utilizador pode controlar a câmara fotográfica e de filmar do Galaxy S22 Ultra. Pode fazer zoom, retirar zoom, inverter a câmara e até mesmo utilizar a S-Pen como um controlo à distância para fazer disparar o obturador. Esta última funcionalidade poderá ser extremamente útil aliada ao novo modo noturno anunciado pela Samsung, pois permite manter o smartphone estável em qualquer loccal que o permita e utilizar a caneta para disparar sem criar qualquer movimento mais brusco no Galaxy S22 Ultra que possa desforcar a fotografia.

s-pen

A S-Pen oferece ainda a possibilidade de traduzir texto em tempo real apenas aproximando a mesma do texto em questão, o que pode ajudar na compreensão de textos noutras línguas de forma fácil e rápida sem ter de recorrer ao google tradutor.

A S-Pen incluída no Galaxy S22 Ultra pode ainda ser utilizada assim que sai de dentro do smartphone mesmo que este esteja bloqueado. Desta forma poderá tomar nota de alguma coisa simplemenstente tirando a caneta e começando a escrever no ecrã, poupando tempo e garantindo que tem sempre onde anotar alguma coisa de forma rápida e imediata.

Samsung DeX

A Samsung publicita muito o sistema DeX nos seus tablets topo de gama, isto porque oferecem ao utilizadora possibilidade de criar um ambiente semelhante a um computador diretamente no tablet. No entanto, este modo também se encontra disponível no Galaxy S22 Ultra, tudo o que precisa é de ligar o smartphone a um ecrã ou televisão – com ou sem fios.

samsung dex

Acedendo ao menu DeX no Gallaxy S22 Ultra o smartphone vai mostrar logo um ecrã de ligação que vai procurar um dispositivo ao qual se possa ligar sem fios. No caso de ser uma Smart TV da Samsung a ligação é quase imeiata após a confirmação inicial de emparelhamento e, a partir daí, com um toque a televisão vira o ecrã gigante do computador de bolso que pode ser o Galaxy S22 Ultra.

O ambiente de trabalho é emelhante ao que qualquer utilizador está habituado a ver num computador e o seu funcionamente é, igualmente, semelhante. Os sites abrem em formato PC e não na versão mobile e as aplicações abrem em janelas flutuantes como no computador.

galaxy s22 ultra samsung

Esta poderá ser uma boa forma de trabalhar quando está em viagem e apenas precisa de um espaço maior ou de um ambiente mais versátil que os computadores oferecem.

Existem, claro, limitações pois continua a traar-se de um sistema Android, mas para uma utilização mais à base da escrita e de retoques fotográficos, ou até mesmo geri alguns sites e emails, esta é uma forma simples e conveniente de poder deslocar-se para qualquer lado sem ter de transportar o computador atrás.

Aproveite a bateria do smartphone ao máximo

Após o período de aprendizagem inicial, a Samsung oferece a hipótese de partilhar a carga do Galaxy S22 Ultra com os restantes equipamentos que possam necessitar de um pouco de energia extra.

Esta funcionalidade já está presente nos topo de gama da empresa há algumas gerações, mas não é das mais utilizadas pelos consumidores, apesar de poder ser bastante prestável.

samsung powershare

O Reverse Wireless Charging (PowerShare) permite que utilize o Galaxy S22 Ultra como um carregador sem fios para (especialmente) todos os acessórios com carregamento sem fios que traga consigo. Seja para carregar os fones que ficaram sem bateria ou o relógio que está prestes a ir abaixo porque se esqueceu de o carregar antes de sair de casa, basta ligar a funcionalidade e colocar o equipamento nas costa do Galaxy S22 Ultra.

Poderá também oferecer um pouco de energia a outro smartphone compatível com o carregamento sem fios.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory