fbpx

Gaode Maps já permite navegação GPS em tempo real por Realidade Aumentada

A realidade aumentada começa aos poucos a chegar a cada vez mais equipamentos e a ganhar mais utilidade no nosso dia-a-dia.

Depois da Google começar a testar esta tecnologia na navegação para peões, permitindo seguir trajetos em tempo real apontando a câmara para o espaço envolvente, outra aplicação de navegação, a Gaode Maps, começou a testar este conceito também para automóveis.

Gaode Maps já permite navegação por realidade aumentada para automóveis

Quando usamos as aplicações de GPS para nos indicarem o caminho, várias são as vezes em que nos enganamos na estrada para cortar ou que não temos a certeza acerca do caminho correto a escolher.

Para resolver este problema, a app de navegação Gaode Maps, pertencente à empresa chinesa AutoNavi, começou a testar a funcionalidade de navegação através de realidade aumentada.

Para isso, o utilizador necessita de colocar o smartphone num suporte de forma a que consiga, com a câmara, captar a estrada. De seguida, a app irá apresentar em tempo real uma linha com o trajeto que a pessoa deve seguir, assim como o tradicional mapa com o trajeto marcado.

gaode autonavi realidade aumentada
Publicidade

Embora este conceito possa ser bastante prático para ajudar a seguir o trajeto correto, a verdade é que por agora obrigará sempre a utilizar o smartphone, uma vez que o Android Auto e o CarPlay ainda não integram com câmaras de dashboard.

No entanto, de futuro, com a possível integração com uma câmara, poderá ser bastante útil. No caso do Google Maps, a empresa americana começou a testar esta funcionalidade na navegação a pé, não se sabendo se há planos para expandir a opção aos outros tipos de navegação.

Esta função está por agora só disponível para Android, mas irá chegar também em breve ao iOS. Infelizmente, o Gaode Maps está só em chinês, sendo assim praticamente impossível de usar no nosso país.

Siga o Techbit no Facebook

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade