Google altera as pesquisas para apresentar resultados mais rentáveis

A Google está inserida num processo em tribunal que tem revelado muitas informações sobre a empresa americana e as suas concorrentes.

A última revelação está relacionado com o motor de pesquisa e mostra que a Google altera as pesquisas dos utilizadores para apresentar resultados mais rentáveis.

google logo pesquisa search
Publicidade

Google adultera pesquisas para mostrar resultados mais rentáveis e comerciais

A Google está atualmente numa luta judicial antimonopólio com o departamento de justiça americano.

Neste processo, que decorre desde o dia 12 de setembro, têm sido reveladas várias informações sobre a Google, os seus negócios e informações que a empresa americana possui sobre a concorrência.

As últimas revelações estão relacionadas com a pesquisa do Google e mostram que a empresa americana adultera as pesquisas dos seus utilizadores.

Esta manipulação tem origem no “Projeto mercúrio”, um processo altamente confidencial na Google e que tem como objetivo aumentar os ganhos da empresa.

google lupa

Como é que a manipulação da pesquisa é feita?

Quando fazemos uma pesquisa no Google é expectável que o algoritmo utilize sinónimos e que sejam utilizadas frases onde a palavra se insere no processamento de linguagem natural.

No entanto, não é isto que acontece. Segundo revelado em tribunal, o algoritmo vai, na verdade, alterar a pesquisa para encontrar um resultado mais comercial e propenso à compra.

apple iphone google

Ou seja, se procura por “Roupa infantil” o algoritmo irá substituir, sem que o utilizador se aperceba ou tenha conhecimento, o seu termo de pesquisa por “Roupa para crianças da marca Mayoral”, com o intuito de apresentar os resultados em que o algoritmo estima que poderá haver maior ganho para a Google.

Este procedimento está já hoje a ser aplicado na pesquisa, impactando diariamente milhões ou biliões de pesquisa e não se sabe desde quando é que está ativo.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X