Google aposta no mercado automóvel em parceria com Renault

O Grupo Renault e Google anunciaram uma nova etapa na sua parceria.

Ontem foi anunciada a assinatura de novos contratos que abrangem a conceção e implementação da arquitetura digital do “Software Defined Vehicle” e o reforço da digitalização do grupo.

google grupo renault
Publicidade

Grupo Renault e Google aceleram para desenvolver o veículo do futuro e a transformação digital do grupo

Com estes novos acordos, o Grupo Renault e a Google vão desenvolver um conjunto de componentes de software dedicados à plataforma “Software Defined Vehicle”, tanto a bordo como na periferia do veículo, aprofundando as sinergias e utilizações no contexto da estratégia “Move to Cloud” do grupo.

Esta colaboração em cloud computing, iniciada em 2018, está agora a acelerar para criar um verdadeiro gémeo digital (Digital Twin), equipado com as mais avançadas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), para facilitar a integração contínua de serviços no veículo e a criação de novas aplicações in-car (In-Car Services) ou aplicações on-demand.

Em última análise, transformará todo o seu modelo operacional para ganhar agilidade, desempenho e rentabilidade.

renault

A complexidade da arquitetura eletrónica dos automóveis está a aumentar exponencialmente, impulsionada pela sofisticação das funcionalidades e serviços esperados pelos clientes.

Com uma plataforma informática partilhada, atualizações contínuas e acesso simplificado aos dados dos automóveis, a abordagem SDV desenvolvida em parceria com a Google transformará os nossos veículos em mais objetos tecnológicos. Isto aumentará o valor residual e a retenção pós-venda, que são dois fatores-chave do nosso desempenho financeiro, e contribuirá para a implementação da carteira de novos serviços.

Finalmente, a nossa parceria estratégica com a Google permitir-nos-á acelerar a nossa transformação digital de ponta a ponta, desde a conceção do automóvel ao fabrico, até ao lançamento no mercado, e, em última análise, fornecer valor aos nossos clientes.

Com a Google, estamos a ir além da simples cooperação: dois campeões, um em software e outro em mobilidade, estão a unir forças para criar as tecnologias de mudança do futuro.

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault

A nossa colaboração com o Grupo Renault permitiu-nos desenvolver o conforto, a segurança e a conectividade na estrada. Ao combinar a nossa experiência na nuvem, IA e Android, o Grupo Renault está a acelerar a sua transformação digital para proporcionar uma experiência segura e altamente personalizada que corresponde às expectativas dos consumidores em evolução”.

Sundar Pichai, CEO da Google e Alphabet
android automotive

Novas inovações dentro do veículo

O Grupo Renault e a Google estão a alargar a sua parceria para desenvolver um conjunto de plataformas e serviços para o futuro, incluindo o desenvolvimento de software no veículo para facilitar a plataforma «Software Defined Vehicle» e o desenvolvimento de um gémeo digital (Digital Twin) na nuvem. 

Uma colaboração que permitirá reduzir os custos de desenvolvimento, melhorar a eficiência, a flexibilidade e rapidez de desenvolvimento, e aumentar o valor do cliente, ao desbloquear a inovação contínua do software.

android for cars

O Grupo Renault vai aprofundar a utilização das tecnologias Google Cloud para o desenvolvimento de software, para o «Software Defined Vehicle», e será capaz de gerir a recolha e análise de dados de forma ainda mais segura e confidencial. Os projetos iniciais que estão em desenvolvimento incluem:

  • A manutenção preventiva para melhor detetar e retificar falhas em tempo quase real, se necessário.
  • A experiência personalizada no veículo (serviços In-Car) para se adaptar ao comportamento de condução, destinos comuns (estações de carregamento elétrico), etc.
  • Modelos de seguros baseados na utilização real e no comportamento de condução.

Ao combinar o sistema operativo «Software Defined Vehicle» e a Car Data Platform, a Renault poderá monitorizar e analisar a utilização do veículo para uma melhor compreensão do comportamento e das necessidades dos clientes, e serviços verdadeiramente individualizados e adaptados às suas expectativas, em conformidade com as atuais normas de segurança e confidencialidade.

android automotive

Grupo Renault, em direção a uma empresa tecnológica com Google Cloud

Um bilião de peças de dados recolhidos, diariamente, em todos os locais de produção, linhas de produção ligadas, dados da cadeia de abastecimento alojados e analisados na nuvem.

O Grupo Renault pôde tirar partido da parceria que existe há quatro anos e ganhar em agilidade e desempenho operacional. 

A Google foi nomeada como parceiro privilegiado na nuvem e pretende beneficiar das suas inovações em aprendizagem de máquinas e Inteligência Artificial, dos seus constantes investimentos na sua infraestrutura aberta e cada vez mais sustentável, e da sua abordagem segura da nuvem.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory