Google Assistant poderá estar a gravar conversas sem autorização

Alegadamente, a Google admitiu que a Google Assistant grava algumas conversas dos utilizadores de forma secreta e sem qualquer autorização, mesmo que não sejam pronunciadas as palavras “Hey, Google” ou “Ok, Google”.

A empresa admitiu ainda que alguns trechos das conversas são ouvidos pelos funcionários, alegando que se trata de uma forma de melhorar o reconhecimento de diversas línguas.

google assistente bolha android 11 Google Assistant
Publicidade

Supostamente a Google admitiu a gravação de conversas de forma secreta através da Google Assistant

A notícia é avançada pelo India Today, onde é indicado que um dos representantes da empresa, supostamente, disse a um painel governamental na India que os funcionários ouvem algumas gravações de conversas entre os utilizadores e a assistente virtual.

Este ponto concreto não é, propriamente, uma novidade, pois a empresa já o havia indicado anteriormente, o que ainda não se sabia era que a assistente gravava, secretamente, o áudio através do smartphone ou das colunas inteligentes que os utilizadores adquiriram mesmo sem ser chamada por alguém através das palavras-chave.

google search assistant reconhecer musica assobio

A ideia divulgada era de que, supostamente, os funcionários podiam ouvir pequenos trechos dos áudios gravados para poderem melhorar a assistente e a compreensão de diversos idiomas em todo o mundo. No entanto, isto só devia de acontecer com trechos de conversas iniciadas após o “Ok, Google” ou o “Hey, Google”, as palavras que ativam a assistente.

Não existe, até ao momento, nenhum esclarecimento por parte da empresa de porque é que existe essa gravação de conversas fora do período em que se recorre à ajuda virtual.

As assistentes virtuais estão sempre à escuta, à espera das palavras que as ativam (independentemente do sistema que nos estejamos a referir), mas é suposto apenas transmitirem a informação gravada após o comando, e não conversas do dia a dia que simplesmente ocorrem quando estamos perto dos equipamentos.

google assistant

Nos termos e condições da utilização da Google Assistent a empresa indica que as conversas entre o utilizador e a assistente são gravadas e guardadas, mas deveria ser apenas quando esta é chamada.

Não existe nenhuma confirmação oficial sobre este tema e se, de facto, as conversas estão a ser gravadas constantemente e posteriormente ouvidas por funcionários da empresa, mas a confirmar-se a informação trata-se de uma grave violação da privacidade dos utilizadores.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade