Quando navegamos na internet, é frequente surgirem pedidos de permissões dos websites que visitamos. Embora por vezes sejam necessários para algumas ações, a verdade é que se tornam muitas vezes intrusivos.
Ciente deste problema, a Google tem procurado formas de tornar estas opções mais discretas, evitando que esteja constantemente a surgir um pop-up na janela do utilizador.
Depois de “suavizar” os pedidos de notificação, começa agora em testes uma nova forma de apresentar os pedidos de permissões.
Pedidos de permissão passam a surgir na barra de endereços
De forma a tornar os pedidos de permissão menos intrusivos, a Google está a testar uma forma de estes não surgirem em pop-up. Na impossibilidade de os eliminar, visto serem necessários para diversas ações em alguns websites, vai passar a apresentar este pedido junto à barra de endereços
Esta nova funcionalidade intitulada de #permission-chip está agora em testes e pode já ser ativada. Para isso, é necessário ter a versão do Chrome 84.0.4140.1, escrever na barra de endereços chrome://flags#permission-chip e ativar a opção “Permissions chip Experiment”. Está disponível para Windows, Linux, macOS e ChromeOS.
A Google dá assim mais um passo para combater os pop-ups intrusivos, procurando melhorar a experiência de navegação dos seus utilizadores.
Fonte: XDA-Developers