fbpx

Google usa dados de utilização de outras aplicações para melhorar os seus serviços

Quando configuramos um novo smartphone Android, uma das opções que nos é apresentada é a possibilidade de partilharmos dados de utilização anónimos para melhoria do sistema.

Embora estes dados sejam efetivamente utilizados para esse fim, tudo indica que a Google esteja a usar os dados de utilização de aplicações de terceiros para melhorar as suas próprias apps e plataformas.

Google beneficia de dados de utilização de apps de terceiros para melhorar as suas

Estes dados são avançados pelo The Information e revela que a Google está a utilizar a informação de utilização de apps como o TikTok ou aplicações de email para, por exemplo, tomar decisões sobre o Youtube ou o Gmail.

Estes dados são recolhidos pelo serviço Android Lockbox e são anónimos e consentidos pelos utilizadores, não necessitando assim de permissão dos fabricantes das aplicações. Segundo a Google, estes dados servem para melhorar a gestão de bateria e para outras melhorias, mas poderão estar a ser também utilizados em benefício próprio.

android google
Publicidade

Segundo uma fonte do The Information, quando a Google ponderou em lançar um serviço concorrente ao Tik Tok na Índia, baseou-se nestes dados para fundamentar a sua decisão. É também referido que a empresa americana monitoriza serviços como o Outlook, Facebook ou Instagram.

A Google não esconde que recolhe estes dados e afirma que os cede aos fabricantes de aplicações. No entanto, estes apenas podem aceder aos dados das suas aplicações, enquanto a Google consegue ver o panorama geral.

Este comportamento alimenta as contestações anticoncorrência que se têm vindo a levantar devido a posições privilegiadas que algumas empresas tecnológicas possuem. Recentemente, também a Amazon foi visada, devido a utilizar os dados de vendas para decidir se deveria lançar na sua marca produtos concorrentes.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade