Google usa dados de utilização de outras aplicações para melhorar os seus serviços

Quando configuramos um novo smartphone Android, uma das opções que nos é apresentada é a possibilidade de partilharmos dados de utilização anónimos para melhoria do sistema.

Embora estes dados sejam efetivamente utilizados para esse fim, tudo indica que a Google esteja a usar os dados de utilização de aplicações de terceiros para melhorar as suas próprias apps e plataformas.

Google beneficia de dados de utilização de apps de terceiros para melhorar as suas

Estes dados são avançados pelo The Information e revela que a Google está a utilizar a informação de utilização de apps como o TikTok ou aplicações de email para, por exemplo, tomar decisões sobre o Youtube ou o Gmail.

Estes dados são recolhidos pelo serviço Android Lockbox e são anónimos e consentidos pelos utilizadores, não necessitando assim de permissão dos fabricantes das aplicações. Segundo a Google, estes dados servem para melhorar a gestão de bateria e para outras melhorias, mas poderão estar a ser também utilizados em benefício próprio.

android google
Publicidade

Segundo uma fonte do The Information, quando a Google ponderou em lançar um serviço concorrente ao Tik Tok na Índia, baseou-se nestes dados para fundamentar a sua decisão. É também referido que a empresa americana monitoriza serviços como o Outlook, Facebook ou Instagram.

A Google não esconde que recolhe estes dados e afirma que os cede aos fabricantes de aplicações. No entanto, estes apenas podem aceder aos dados das suas aplicações, enquanto a Google consegue ver o panorama geral.

Este comportamento alimenta as contestações anticoncorrência que se têm vindo a levantar devido a posições privilegiadas que algumas empresas tecnológicas possuem. Recentemente, também a Amazon foi visada, devido a utilizar os dados de vendas para decidir se deveria lançar na sua marca produtos concorrentes.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory