Google desliga informação de tráfego no Maps na Ucrânia

A Google optou por desativar o serviço de atualização em tempo real do estado do transito no Google Maps em toda a Ucrânia no seguimento da invasão que o país está a ser alvo por parte da Rússia.

A gigante tecnológica considera que será mais seguro para todos os habitantes se esta função permanecer offline durante a invasão.

Google maps car smartphone drive
Publicidade

Google toma medidas de prevenção na Ucrânia desativando função de tráfego em tempo real

A Ucrânia enfrenta neste momento uma invasão de grandes proporções por parte da Rússia e, de forma a tentar ajudar um pouco quem se encontra no meio da invasão, a Google optou por desativar temporariamente os serviços de tráfego em tempo real do Google Maps.

Este serviço recorre a informação recolhida dos equipamentos Android, de forma anónima, para poder indicar em tempo real qual o estado do trânsito nas ruas de grande parte do mundo, onde é que existe uma maior concentração de pessoas ou carros e até mesmo quais os locais públicos que se encontram com maior e menos afluência a determinada hora e dia.

ucrania

Os especialistas indicam que esta informação poderá ser utilizada a favor da invasão e, portanto, a Google optou por desativar temporariamente esta recolha e partilha de dados de forma a que não haja informação em tempo real na Ucrânia.

Um dos exemplos dados para justificar esta decisão prende-se numa análise feita na passada quinta-feira quando foram recebidos dados de que existiam uma afluência fora do normal de “tráfego” numa das fronteiras com a Ucrânia. Mais tarde, este aglomerado de “trânsito” provavelmente veio de inúmeros utilizadores civis que se encontravam barrados junto à fronteira e não dos militares russos.

Google Maps Ucrania

A informação em tempo real encontra-se desativada para todo o mundo, de forma a que não seja possível fazer uma análise ao estado das ruas na Ucrânia através do Google Maps, mas continua a funcionar para quem utilizar as indicações de condução dentro do território ucraniano. Desta forma, os locais podem saber na mesma qual o melhor caminho a tomar dentro do país para se movimentarem.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory