Google Gemini vai começar a estar mais presente no dia a dia dos utilizadores

Os planos da Google para o Gemini desde o início que se mostraram ambiciosos e, com o mais recente I/O a empresa avançou com algumas novidades ligadas ao modelo de Inteligência Artificial.

No evento da empresa, a Google assumiu estar na era Gemini e apresentou inovações de IA em produtos, investigação e infraestrutura, numa tentativa em grande escala de levar a IA até todos os utilizadores.

google gemini
Publicidade

Google Gemini presente em todos os produtos Google

Há cerca de um ano, no palco do I/O, a empresa partilhou, pela primeira vez, os planos para uma família de modelos de IA nativamente multimodais que poderiam raciocinar em texto, imagens, vídeo, programação e muito mais.

Com a era do Gemini a ter início em Dezembro de 2023, marcou um grande passo na transformação de qualquer entrada em qualquer saída – uma “I/O” para uma nova geração.

image 6 gemini

No evento Google I/O da passada terça-feira, a empresa mostrou como o Google está totalmente na era Gemini apresentando inovações de IA em produtos, investigação e infraestrutura, e como isso nos aproxima do nosso objetivo final de tornar a IA útil para todos.

Todos os produtos Google, que contam com mais de dois mil milhões de utilizadores, são desenvolvidos com o modelo de IA da empresa. Como tal, a gigante tecnológica partilhou isso os ajuda a criar novas experiências e a tornar os produtos ainda mais úteis.

Assim sendo, a empresa avançou com novos recursos relacionados com o Gemini:

  • Expandindo os Resumos de IA na Pesquisa – Com um novo modelo Gemini personalizado – capaz de raciocínio, planeamento e multimodalidade em várias etapas – combinado com a pesquisa da Google, o utilizador poderá, em breve, fazer perguntas complexas em várias etapas e personalizar os resultados da pesquisa, podendo mesmo fazer perguntas com vídeos.
image 1 gemini
  • Novas maneiras de interagir com o Gemini no Workspace – As capacidades do modelo de IA serão expandidas a mais utilizadores e integradas no painel lateral do Gmail, Docs, Drive, Slides e Sheets. Funcionalidades do Gemini vão ser acrescentadas à aplicação mobile.
image 2 gemini
  • Gemini para Android – A Google está a incorporar IA diretamente no sistema operativo Android. Os alunos agora podem obter ajuda com os trabalhos de casa com o Círcundar para Pesquisar. E a sobreposição do Gemini irá proporcionar sugestões dinâmicas relacionadas com o que está no ecrã – resumir um PDF ou fazer perguntas a um vídeo – enquanto o TalkBack with Gemini será capaz de descrever imagens ainda mais detalhadas.
image 3 gemini

A Google está ainda a trazer o Gemini 1.5 Pro para subscritores do Gemini Advanced em mais de 35 idiomas, juntamente com uma janela de contexto de 1 milhão de tokens – o chatbot de consumo mais longo e amplamente disponível no mundo.

Isto significa que o sistema vai conseguir compreender mais informação do que nunca, um PDF de 1.500 páginas e, em breve, 30.000 linhas de código e um vídeo de uma hora.

Os subscritores do Gemini Advanced também vão ter acesso em breve ao Live, uma nova experiência de conversação móvel. Com o Live, vai ser possível conversar com o modelo de IA e escolher entre diferentes vozes com som natural. O utilizador vai poder conversar ao seu ritmo e até interromper com questões tornando a conversação mais intuitiva.

image 4 gemini

No mesmo evento, a Google partilhou ainda mais detalhes sobre o Gemini 1.5 Flash, um modelo mais económico construído com base no feedback dos utilizadores, com latências mais baixas e o Projeto Astra, a visão da Google para a próxima geração de assistentes de IA; um agente responsivo que pode compreender e reagir ao contexto das conversas.

A Google acredita que a inovação ousada deve ser sustentada com inovação responsável. Portanto, a empresa está ainda a desenvolver uma técnica de ponta apelidada de AI-assisted red teaming que se baseia nas inovações de jogos da Google DeepMind, como AlphaGo, e expande as inovações técnicas de marca d’água, como SynthID, em duas novas modalidades: texto e vídeo – para que o conteúdo gerado por IA seja mais fácil de identificar.

image 5 gemini

Ao usar o poder do Gemini, a Google pretende tornar a IA útil para todos. A missão da Google é organizar as informações do mundo em cada entrada, tornando-as acessíveis por meio de qualquer saída e combinando as informações do mundo com as informações do mundo do utilizador num ambiente que seja realmente útil para o mesmo, contando com o Gemini para a atingir esse objetivo.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory