fbpx

Google Home passa a ouvir mais que as palavras de ativação após atualização

Quando falamos com o Google Assistente, especialmente nas colunas integradas com este sistema, é comum que apenas responda quando são ditas as palavras de ativação como “Ok, Google”.

Se este era o comportamento até aqui, parece que a Google está a aumentar o leque de sons que ativam o seu assistente.

Se a melhoria desta software poderá não ser um ponto negativo, a verdade é que a Google ativou esta funcionalidade sem conhecimento dos utilizadores através de uma atualização automática.

google home
Publicidade

Google Assistant ganha funções no Google Home sem conhecimento do utilizador

Esta questão foi levantada pelo utilizador do Reddit Brazedowl depois de o seu Google Home lhe ter enviado uma notificação a avisar que o detetor de fumo tinha disparado, quando este o fez disparar enquanto grelhava algumas salsichas.

Outros utilizadores reportaram também comportamentos semelhantes, como, por exemplo, avisar sobre quebra de vidros, mas também houve outros que relataram uma data de avisos considerados falsos positivos.

Com estes testemunhos, é fácil perceber que a Google alargou o tipo de sons que ativam o seu Google Assistente. Ao que tudo indica, esta novidade faz parte de uma grande atualização que a Google está a planear depois da compra da empresa de segurança de casas ADT.  

google home 3

No entanto, embora esta funcionalidade possa ser útil, fez soar os alarmes devido ao facto desta ter sido ativada no Google Home sem que o utilizador fosse informado e autorizasse.

Em declarações ao Protocol, um elemento da Google afirmou que esta atualização foi acidentalmente ativa em alguns equipamentos, mas que tinha sido já removida.

De qualquer forma, este acontecimento levanta várias questões sobre a privacidade dos utilizadores, visto que a Google ativou esta funcionalidade para escutar mais sons ambientes sem qualquer tipo de autorização.

Siga o nosso grupo de Facebook sobre notícias de tecnologia

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade