Google I/O 2023 – Pixel Fold, um novo tablet e muita Inteligência Artificial

O evento Google I/O 2023 trouxe muitas novidades ligadas à gigante tecnológica. Os destaques focaram-se no novo Pixel Fold, o primeiro smartphone dobrável da empresa, o novo Pixel Tablet com inúmeras novas funcionalidades e a Inteligência Artificial de todo o sistema Google.

O Google I/O 2023 serviu assim como um novo ponto de viragem para a Google que introduziu funcionalidades inovadoras em todos os campos em que é mais conhecida, incluindo o destaque para o Bard.

google i/o 2023
Publicidade

Inteligência Artificial no centro do Google I/O 2023

Foi, como sempre, Sundar Pichai, CEO da Google, quem abriu o Google I/O 2023 que decorreu em Mountain View.

O foco principal de todo o evento foi a inteligência artificial e como esta poderá ser utilizada para facilitar o dia a dia de todos os utilizadores, tendo anunciado logo no início do evento que a empresa ia ter “muito para revelar”.

A IA tem vindo a ser introduzida gradualmente em diversas aplicações da Google, e o Google I/O 2023 serviu para apresentar e explicar melhor como tudo tem funcionado e quais os próximos avanços desta tecnologia.

Google logo pesquisa Google I/O 2023

De forma resumida, a ideia da Google é tornar a IA numa ferramenta ainda mais útil para todos e explica como pretende fazer isso acontecer em 4 formas distintas:

  • Primeiro, melhorando o conhecimento e a aprendizagem do utilizador e aprofundando a sua compreensão do mundo
  • Em segundo lugar, aumentando a criatividade e a produtividade, para que possa expressar-se e fazer as coisas
  • Em terceiro lugar, permitindo que programadores e empresas criem os seus próprios produtos e serviços transformadores
  • E, em quarto lugar, construindo e implementando a IA de forma responsável, para que todos possam beneficiar de forma igualitária.
sparrow inteligencia artifical chat google

Um dos exemplos demonstrados no Google I/O 2023 passou pela aplicação Gmail, onde a composição inteligente já está implementada e que serve para ajudar as pessoas a escrever os textos de forma mais automática e sem entraves. Além disso, as sugestões de respostas podem poupar algum tempo aos utilizadores e ainda será possível recorrer à IA para criar textos maiores e mais complexos de resposta as emails.

O Google Maps também esteve no palco do Google I/O 2023 para mostrar como é possível ver o percurso desejado de forma extremamente realista. A novidade deste ano focou-se no facto de, agora, ser possível ver o estado do tempo e o trânsito em tempo real, para que o utilizador possa contar com todos os problemas que poderá ter pelo caminho. Esta funcionalidade deverá chegar a 15 cidades até ao final do ano.

google photos

A IA passou também para o Google Photos já há algum tempo e agora recebeu mais uns quantos truques para os utilizadores tirarem proveito. A famosa ferramenta de retoque das imagens, onde está incluído o Magic Eraser que agora passou a ser chamado de Magic Editor, recebeu novas funcionalidades.

Uma melhoria no modo de remover objetos, a possibilidade de focar imagens que ficaram desfocadas e até mesmo mover o sujeito e outros objetos da foto para um melhor enquadramento. No final, a fotografia inicial poderá servir apenas de esboço para criar uma fotografia completamente diferente. Estas funcionalidades devem chegar ao Google Photos no final de 2023.

Pixel 7A e Pixel Fold

A família Pixel aumentou uma vez mais e a Google apresentou esta quarta-feira durante o Google I/O 2023 os novos equipamentos para transportar no bolso e para ter por casa a dar uma mão extra.

Pixel familia Google I/O 2023

O Pixel 7A é um equipamento minimamente conhecido e esperado pelos utilizadores, pois trata-se da versão mais contida dos atuais topo de gama da empresa, que tem vindo a ser uma contante desde há uns anos.

Este smartphone traz tudo o que é necessário para um smartphone premium, incluindo 8GB de RAM, um ecrã com taxa de atualização até 90 Hz e carregamento sem fios pela primeira vez neste segmento. Além disso conta ainda com as mesmas capacidades fotográficas a nível de software que os modelos mais de topo. O Pixel 7A poderá ser adquirido a partir dos $499.

O primeiro smartphone dobrável da Google foi oficialmente apresentado no Google I/O 2023 e vai ter um custo de, pelo menos, $1799, com a oferta de um Google Pixel Watch durante o período de pré-venda.

O Pixel Fold conta com as capacidades fotográficas já conhecidas da linha Pixel e desdobra-se para oferecer um ecrã de 7.6 polegadas ao utilizador. O equipamento permite recorrer às suas capacidades dobráveis para servir de tripé durante a gravação de um vídeo ou para tirar uma foto mais bem enquadrada.

Pixel Fold jpg Google I/O 2023

Além disso, conta com diversas animações pensadas para o facto de ser um equipamento dobrável, tendo sido feita uma demonstração em palco de como o Pixel Fold tem imagens de fundo que reagem à abertura do ecrã e como as aplicações transitam facilmente do ecrã exterior para o interior sem interrupções.

O smartphone estará disponível a partir de Junho de 2023.

Pixel Tablet

O novo tablet da Google vai servir como um duplo equipamento. Poderá atuar como um tablet normal com um ecrã de 11 polegadas e um corpo em alumínio ou então como um assistente pessoal dentro de casa.

Pixel tablet 1 Google I/O 2023

Isto porque o Pixel Tablet, como demonstrado durante o Google I/O 2023, poderá ser colocado em conjunto com a doca de carregamento com altifalante que lhe dá um aspeto semelhante ao Google Nest 2, e torná-lo numa coluna e num assistente pessoal para a casa.

Pixel tablet Google I/O 2023

Desta forma estará sempre pronto a dar uma ajuda enquanto se mantém carregado e preparado para seguir viagem. A pré-venda do equipamento começa esta quarta-feira, por $499, e incluí a oferta da doca.

PaLM 2

O PaLM 2 é o novo modelo de linguagem da próxima geração desenvolvido pela Google e agora apresentado no palco do Google I/O 2023. Trata-se de um modelo de linguagem de última geração com recursos multilíngues, de raciocínio e de codificação melhorados.

O PaLM 2 é fortemente treinado em texto multilíngue, sendo capaz de abranger mais de 100 idiomas. Isto melhorou significativamente a sua capacidade de entender, gerar e de traduzir texto com nuances – incluindo expressões idiomáticas, poemas e enigmas – numa ampla variedade de idiomas. O PaLM 2 também foi aprovado em exames avançados de proficiência linguística com a classificação de mestre (mastery).

Screenshot 2023 05 10 at 17.13.29 Google I/O 2023

O amplo conjunto de dados do PaLM 2 inclui artigos científicos e páginas da web que contêm expressões matemáticas. Como resultado, demonstra capacidades melhoradas ao nível da lógica, raciocínio de bom senso e na matemática.

O PaLM 2 foi pré-treinado numa grande quantidade de conjuntos de dados de códigos-fonte disponíveis publicamente. Significa que se destaca em linguagens de programação populares como o Python e JavaScript, mas também pode gerar código especializado em linguagens como Prolog, Fortran e Verilog.

io23 BlogPostHero Full size Google I/O 2023

Mesmo sendo mais capaz, o PaLM 2 também é mais rápido e eficiente do que os modelos anteriores e apresenta-se numa variedade de tamanhos, o que facilita a implementação numa ampla variedade de casos de uso.

Será disponibilizado em quatro dimensões, do menor ao maior: Gecko, Otter, Bison e Unicorn. O Gecko é tão leve que pode funcionar em dispositivos móveis e é rápido o suficiente para aplicações interativas no dispositivo, mesmo quando está offline. Esta versatilidade significa que o PaLM 2 pode ser ajustado para proporcionar suporte a classes inteiras de produtos de mais maneiras e para poder ajudar mais pessoas.

Bard continua a expandir-se

O serviço de inteligência artificial da Google, apelidado de Bard, tem dado muito que falar desde o seu lançamento. Apresentando-se como um concorrente ao famoso ChatGPT, o Bard começou por estar disponível apenas para o mercado norte americano e britânico, numa versão de testes.

Bard Google IO 2023 Google I/O 2023

Passado pouco tempo, uma polémica surgiu em torno do serviço devido a alguns funcionários e ex-funcionários da própria Google alegarem que o mesmo poderia mentir aos utilizadores, O Bard foi acusado de dar conselhos perigosos aos utilizadores e de ser um mentiroso compulsivo, o que deixou muitas gente em alerta.

Esta quarta-feira, no Google I/O 2023, os problemas não foram falados em palco, tendo a empresa focando-se apenas em mostrar como o serviço tem vindo a evoluir e destacando inúmeras funcionalidades que a IA permite obter.

Para começar, a partir desta quarta-feira, o Bard vai chegar a mais de 180 países e territórios em Inglês, o que vai permitir a um maior número de utilizadores poderem explorar as funcionalidades que a Google tem vindo a desenvolver e ajudarem a melhorar o serviço.

google bard ai

Além disso, o Bard está também disponível em Japonês e Coreano e irá suportar, brevemente, um total de 40 línguas diferentes.

A Google tornou o Bard também mais visual para que ofereça uma experiência mais dinâmica aos utilizadores. Agora é possível fazer uma pergunta e receber uma resposta mais visual, com imagens ou estruturas diferentes de um simples texto.

Outra novidade apresentada no Google I/O 2023, foi a possibilidade de poder utilizar fotos em conjunto com o Bard, desta forma o utilizador poderá fornecer dados fotográficos ao sistema de IA para poder criar uma resposta ainda mais precisa do que deseja e permitir assim aumentar as suas capacidades criativas.

Bard AI Google Google I/O 2023

No Google I/O os convidados presentes no local aplaudiram a funcionalidade de exportar que foi agora introduzida. Isto vai permitir que os utilizadores utilizem o Bard para os ajudar, por exemplo, a criar um código de programação ou uma simples nota, e poderem logo exportar o conteúdo apresentado em conjunto com o Replit, a começar com a linguagem Python.

Além disso, devido à ajuda que tem sido solicitada em grande escala para o Bard escrever e-mails ou documentos, a possibilidade de exportar será alargada para o Gmail e para o Docs, permitindo assim passar as respostas do Bard diretamente para onde devem ser utilizadas.

Bard Google

O modo escuro também foi divulgado, para poder utilizar o Bard sem que tenha uma luz forte e branca a incomodar os olhos e as fontes de informação vão passar a ser destacadas para que possa facilmente saber de onde veio a informação apresentada pelo sistema de IA.

A ideia da Google, como referiram durante o Google I/O 2023, é continuar a apostar no Bard para o integrar com um maior número de aplicações e ferramentas de forma a poder tornar-se uma ajuda constante para todos os tipos de trabalho e para todos os utilizadores.

Novidades para o Android

A Google continua com a grande aposta no sistema operativo mais utilizado em todo o mundo, o Android. Neste sentido, e com os utilizadores a pedirem mais equipamentos com ecrãs maiores, a empresa anunciou que mais de 50 aplicações Google foram otimizadas de forma a tornaram-se mais compatíveis com ecrãs maiores.

Entre as aplicações otimizadas, encontramos o Gmail, o Google Photos, o Meet, o Spotify, Minecraft e Disney+.

Android Google I/O 2023

Estas mesmas melhorias são pensadas também para os equipamentos dobráveis, como é o caso do Samsung Galaxy Fold assim como os modelos dobráveis da Motorola, OPPO, Xiaomi, Vivo e, a partir desta data, o Píxel Fold.

Também o sistema Wear OS, para os smartwatches, vai receber novidades, começando pela implementação da primeira aplicação deste género de plataformas do WhatsApp. Com esta nova app as funcionalidades nos relógios vão aumentar e será possível até responder a mensagens de voz diretamente através do pulso dos utilizadores.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory