Google utiliza Inteligência Artificial para prever inundações com 7 dias de antecedência

Recentemente, a Google conseguiu grandes avanços na previsão de inundações com o recurso à Inteligência Artificial (IA) que poderá agora prever inundações com até 7 dias de antecedência.

Os avanços levados a cabo pela Google são possíveis graças à junção de diferentes tipos de informação que é analisada e interpretada pela IA levando a previsões bastante precisas.

cheias semaforo inundacao agua
Publicidade

Google recorre a dados históricos, informação sobre os terrenos e outras informações para prever inundações

A previsão de inundações em grande escala tem sido um desafio constante, uma vez que existem demasiados dados a ter em conta e uma variante constante no que diz respeito à Natureza em si.

No entanto, a Google terá conseguido chegar a um ponto em que consegue ajudar a prever uma possível inundação com uma antecedência de até 7 dias, recorrendo a modelos de aprendizagem baseados em IA.

google forecast flood inundacoes previsao

Capaz de analisar informações referentes ao fluxo dos rios, a dados históricos da região e informação sobre o terreno, o modelo de IA da Google consegue gerar mapas de cheias localizadas.

O processo meticuloso que a gigante tecnológica acabou por conseguir criar permite prever de forma apurada eventos que podem levar a inundações em determinadas regiões, permitindo assim aos locais tomarem as devidas precauções de forma a evitar estragos de maiores dimensões.

Para já, a Google avança que este modelo só consegue funcionar em determinadas regiões, mas espera conseguir melhorar a tecnologia para que no futuro seja possível resolver o problema numa escala mundial.

cheias semaforo inundacao agua

Apesar de conseguir prever inundações com uma antecedência de 7 dias, a média geral das previsões mais certeiras prende-se nos cinco dias de antecedência, o que é já um bom avanço da tecnologia em questão.

Os alertas de cheias vão ser enviados através da pesquisa da Google, do Google Maps e através das notificações do sistema Android, garantindo assim que o aviso chega a todas as pessoas e instituições para que estas se possam precaver com antecedência.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory