Além das opções nativas para gravar chamadas, existem ainda múltiplas opções na Play Store que permitem realizar esta gravação.
No entanto, a Google está empenhada em limitar o uso desta funcionalidade, estando o fim do suporte a aplicações de gravação de chamadas anunciado para dia 11 de maio.
Google irá limitar funcionalidades de gravação de chamadas no Android
A Google realizou uma alteração à política da Play Store que irá influenciar o uso de aplicações de gravação de chamadas no Android.
Depois de anos a fazer ligeiras alterações ou mesmo remoções nas API que permitem gravação de chamadas – Por motivos de segurança ou legais – irá agora limitar também a Acessibility API, responsável por permitir o acesso e gravação do áudio das chamadas.
Esta alteração será implementada a partir de 11 de maio, fazendo com que as aplicações existentes não consigam aceder a esta funcionalidade.
No entanto, esta limitação será só imposta a aplicações de terceiros, não contando para as funções nativas de gravação dos Google Pixel, Xiaomi e outras marcas.
Como estas aplicações estão pré-instaladas no sistema do equipamento, continuarão a conseguir realizar a gravação dado que possuem um nível mais elevado de permissões de sistema.