Com os incêndios em grande escala que se verificam quase todos os anos, e mesmo a tempo do verão, o Google Maps dispões agora de uma nova funcionalidade que permite saber como se encontra a qualidade do ar em determinadas zonas do mundo.
Atualmente a funcionalidade ainda não tem informações de todas as regiões, mas aos poucos devem começar a surgir novas localizações com esta informação.
Qualidade do ar pode ser analisava via Google Maps
Os índices de qualidade do ar podem variar entre os 0 e os 400+, sendo que o número menor indica uma qualidade de ar melhor. Esta funcionalidade havia sido introduzida primeiro nos Google Nest Hub, que indicavam a qualidade do ar na região onde estavam instalados.
Agora, mesmo antes de se iniciar o verão de 2022, o Google Maps passou a ter disponível este extra que pode ser ligado na zona das camadas do mapa.
À data deste artigo, a qualidade do ar apenas surge nos Estados Unidos da América, na Índia e numa determinada zona da Austrália, não aparecendo informação alguma nas restantes regiões.
Os dados indicados pelo Google Maps são recolhidos através de empresas governamentais como a EPA e também com a ajuda da PurpleAir, uma plataforma especializada na divulgação da qualidade de ar em diferentes regiões.
O Google Maps já estaria a ser preparado para esta nova funcionalidade quando a mesma foi anunciada em março de 2021, chegando agora a tempo do verão, altura em que os incêndios são muito mais propícios.
Apesar de ainda não aparecer a informação referente a Portugal, o Google Maps deverá começar a apostar nesta funcionalidade de forma a que, brevemente, todos consigam saber se existe algum problema a pairar no ar na região onde habita.