Google Maps vai tornar as rotas de viagem adaptadas ao tipo de carro que conduz

Segundo apontam os rumores, o Google Maps poderá vir a ter algumas alterações na seleção de rotas de viagem que passam a ter em conta o tipo de carro utilizado.

Com as mudanças implementadas na plataforma do Google Maps, vai ser possível escolher um caminho que tire vantagem dos pontos fortes de cada tipo de carro de forma a otimizar o gasto de combustível e as emissões de CO2.

google maps semaforos 1
Publicidade

Poupar combustível com o Google Maps

Atualmente a ideia defendida no Google Maps seria de que o o caminho mais rápido até determinado local seria o caminho com menos emissões de CO2 e com menos consumo de combustível. Não estando totalmente errada, a empresa está a ponderar fazer apenas umas ligeiras alterações a esta teoria acrescentando um detalhe extra aos cálculos.

Ao que parece, a plataforma prepara-se para acrescentar a possibilidade do utilizador selecionar qual é o tipo de veículo que está a conduzir, com a ideia de adaptar as rotas às vantagens de cada tipo de carro.

As opções disponíveis vão ser gasolina, diesel, elétrico e hibrido. Desta forma, as rotas de viagem vão ser ajustadas para que aproveitem os pontos fortes de cada tipo de carro e não de forma a forçar todos a seguir o mesmo percurso.

Google maps car smartphone drive

Consoante o tipo de carro que conduzimos, a eficiência de cada um varia conforme o tipo de percurso que realizamos. Os carros híbridos, por exemplo, conseguem ser muito mais eficientes em percursos de cidade do que em percursos de vias rápidas, ao contrário do que acontece com os carros a gasolina ou diesel.

Assim sendo, um carro hibrido vai gastar menos combustível num percurso com alguns semáforos e até mesmo com um ligeiro “para/arranca” do que num percurso feito pela via rápida. O mesmo se passa com os carros elétricos, que consomem menos energia se forem a velocidades mais baixas do que se fizerem todo o caminho por uma via rápida a uma velocidade mais elevada.

google maps

Ao que tudo indica o Google Maps vai acrescentar a opção para que o utilizador possa escolher o tipo de veículo que vai utilizar de forma a que as rotas sejam sugeridas com base nestes pequenos pontos que podem ajudar a poupar algum combustível ou energia. Esta opção não vai ser obrigatória e poderá ser alterada sempre que o utilizador assim entender.

Sendo uma funcionalidade que ainda se encontra em fase de testes, poderá ainda sofrer algumas alterações antes de chegar ao mercado.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory