Google e Microsoft unem-se para melhorar Progressive Web Apps no Android

As grandes empresas tecnológicas vêem na Web uma ferramenta integradora para todos os serviços e plataformas.

Atualmente, são cada vez mais os serviços disponibilizados através deste meio, estando agora a Google e a Microsoft a tentar facilitar este processo.

As Progressive Web Apps têm sido uma forte aposta nos últimos anos e agora ambas as gigantes tecnológicas decidiram unir-se para as melhorar.

Google e Microsoft unem-se para melhorar Progressive Web Apps

Embora várias aplicações já sejam construídas para web, com integração com sistemas e navegadores, para se tornarem PWA é necessário que estas se adequem aos recursos de cada SO.

Para essa tarefa, tanto a Google como a Microsoft dispõem das suas plataformas, BubbleWrap e a PWABuilder, respetivamente, que permitem criar pacotes para lojas de aplicações específicas.

Se até agora ambas as ferramentas funcionavam de forma distinta, essa realidade acabou agora depois da Microsoft ter decidido integrar a ferramenta da Google na sua PWABuilder de forma a desenvolver algumas integrações no Android.

Assim, os PWAs empacotados para o Google Play Store poderão oferecer suporte a atalhos da Web que permitem que os utilizadores acedam diretamente a seções ou partes específicas da aplicação para Web.

progressive web apps pwa
Publicidade

No caso do Windows, esses atalhos aparecem em listas quando se clica com o botão direito do rato no ícone na barra de tarefas. Essa mesma lista irá aparecer no Android quando se pressiona com um toque longo no ícone da aplicação.

Além disso, as Progressive Web Apps irão ainda poder controlar a aparência da barra de estado, de forma a que as cores se adaptem ao tema escolhido ou cores utilizadas na aplicação.

Esta será assim uma estratégia de Win-Win para as duas marcas, permitindo à Microsoft ganhar aplicações PWA para reforçar a sua loja e à Google melhorar as Progressive Web Apps e adaptá-las a cada vez mais sistemas.

Deixe um comentário

Publicidade