Do que é capaz o Google Pixel 8, em Portugal, com a Inteligência Artificial?

A Google deu, recentemente, um passo enorme no mercado português ao introduzir o Google Pixel 8 e Pixel 8 Pro no mercado nacional (juntamente com outros equipamentos da mesma linha). No entanto, como era esperado, algumas capacidades chave dos equipamentos não estão disponíveis por cá.

Sendo um smartphone criado em torno da Inteligência Artificial, muitas funções destacadas na apresentação internacional do Google Pixel 8 não se encontram disponíveis. Mas então do que é capaz o Google Pixel 8 no mercado português?

Smartphone Google Pixel 8
Publicidade

Fotografias que ganham uma nova vida

Começando pelo mais básico, o pós processamento do Google Pixel 8 é um pouco diferente daquilo que encontramos noutros equipamentos.

Todos os smartphones fazem algum processamento de imagem após a fotografia ser tiradas, mas no caso da Google este processamento é levado a um ponto em que quase não necessitamos de corrigir nada para podermos usar a foto.

O Google Pixel 8 consegue criar um conjunto de cores e um equilíbrio de brancos que fica praticamente ideal para uma partilha imediata em qualquer plataforma. Claro que existe sempre espaço para melhorias e que o produto final vai agradar mais a umas pessoas que a outras, mas a verdade é que são fotografias com tons equilibrados, sem exageros de saturação ou de contraste e com um HDR muito bem conseguido.

Isto tudo devido ao processamento feito pelo equipamento para analisar o meio envolvente em que a fotografia foi tirada juntamente com toda a recolha de dados que a Google possuí como background.

Edições ao nível do Photoshop na palma da mão

Talvez a função que mais será utilizada com os Google Pixel 8 será a que permite remover pessoas ou objetos das fotografias, apelidada de borracha mágica.

Esta função, de facto, oferece capacidades quase ao nível do que se consegue fazer num programa profissional de edição, o Photoshop. Tendo em conta que basta selecionar a opção de editar na imagem, escolher a borracha mágica e selecionar o que queremos remover, é um resultado extremamente bem feito.

Nem sempre funciona bem, como seria de esperar, pois tudo é disfarçado com base em IA e sem conhecimento real do que está por detrás das pessoas na fotografia. No entanto, podemos utilizar esta funcionalidade do Google Pixel 8 não só em fotografias do equipamento, mas também em fotos tiradas com outros dispositivos.

Melhor take

A função mais falada desde o lançamento dos Google Pixel 8 é, sem sombra de dúvidas, o Melhor Take. Esta funcionalidade foi pensada especialmente para fotografias de grupo, onde nunca ninguém fica bem na mesma foto.

Neste caso, ao tirar uma foto de grupo (ou a solo) o utilizador deve sempre tirar diversos disparos. No final, é só pegar numa dessas fotografias, ir ao menu de editar, escolher a secção ferramentas e aí encontramos o melhor take.

O que o Google Pixel 8 vai fazer é procurar na galeria fotografias parecidas e tiradas na mesma altura, identificar todas as caras presentes nas diversas fotos e, com um clique em cima de cada um dos rostos, podemos escolher de todas as fotos tiradas aquela que apanhou a melhor expressão.

Ao selecionarmos, ficamos com uma montagem muito realista e conseguimos então criar a foto perfeita onde todos têm a cara que mais gostaram de ver.

Manusear o som de um vídeo no Google Pixel 8

O vídeo também tem algumas funções especiais graças às capacidade de IA do Google Pixel 8. Neste caso, estamos a falar em termos de edição de som.

Com os novos equipamentos da Google, ao gravar um vídeo, podemos posteriormente analisar o som do mesmo e controlar a gosto o quanto queremos ouvir cada som presente na gravação.

No vídeo acima, da apresentação do mais recente Roomba Combo J9+, podemos perceber que enquanto existe uma demonstração da limpeza feita pelo robô está a decorrer uma conversa de fundo. Os dois sons acabam por ser, obviamente, captados pela gravação.

No editor do Google Pixel 8 é possível então controlar os dois áudios, em separado, e retirar por completo a conversa de fundo, ficando apenas o ruído do aspirador a funcionar. Também poderia ser feito o oposto e deixar apenas as vozes.

No entanto, é preciso ter em atenção, que se as vozes forem gravadas de forma abafada ou se o ruído em redor estiver demasiado elevado, ao reduzir um deles não vai conseguir fazer com que as vozes se oiçam melhor.

Já leu a nossa análise ao Google Pixel 8?

Para saber um pouco mais sobre o Google Pixel 8 e conhecer em detalhe os pontos fortes e fracos do novo smartphone da Google, recomendamos que leia a nossa análise ao equipamento.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X