Google quer transformar smartphones Android em Dash Cams

A Google pretende aumentar a utilidade dos smartphones Android nos automóveis.

Para isso, irá lançar uma nova funcionalidade que irá permitir transformar estes dispositivos em Dash Cams.

Smartphones Android terão nova funcionalidade de Dash Cam

Embora exista um grande debate sobre a legalidade das dash cams em Portugal, existe um grande mercado a nível mundial deste tipo de dispositivos.

Estas câmaras estão sempre posicionadas junto ao para-brisas e permitem gravar a estrada e todos os incidentes que possam ocorrer junto da viatura de forma a servirem de prova em caso de acidente.

Embora existam equipamentos específicos para este tipo de função, a Google quer ampliar a utilidade dos smartphones para que possam também servir para este propósito.

Tendo em conta que já usamos constantemente os smartphones nos carros, muitas vezes até colocados em suportes, a gigante americana está a desenvolver uma funcionalidade de dash board.

dash cam google
Publicidade

Com esta opção ativa, o smartphone poderá começar a gravar automaticamente assim que se conecta ao bluetooth do carro e permite gravar a viagem toda que o utilizador realizar.

Pela análise desta funcionalidade, foi possível perceber que cada minuto de gravação tem cerca de 30 Mb e que o armazenamento será feito localmente com dados de 3 dias. Ao fim desse prazo, as gravações serão automaticamente eliminadas de forma a não ocupar toda a memória do dispositivo.

Além disso, é ainda possível navegar no smartphone, com a gravação a manter-se de fundo, ou até mesmo bloquear o equipamento.

dash cam google

A grande desvantagem desta funcionalidade está mesmo no gasto da bateria que seria registado e o aquecimento constante que poderá reduzir a vida útil do equipamento. Por agora, a Google também tem um bug que ainda não conseguiu resolver e que impossibilita a utilização da câmara grande angular para esta funcionalidade.

Como ponto negativo, parece que a Google quer manter a funcionalidade de Dash Cam exclusiva dos Pixel, mas será certamente algo que os fabricantes de smartphones irão rapidamente copiar nas suas interfaces.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory