Google e Samsung vão facilitar a sincronização de dados entre as diversas aplicações de fitness

A Google e a Samsung iniciaram uma parceria duradoura que, aos poucos e poucos, tem vindo a trazer benefícios para os utilizadores. Atualmente, o foco foi o de facilitar a sincronização da informação ligada à atividade física entre as diversas plataformas, criando assim o Health Connect.

Trata-se de uma plataforma que permite aos programadores recorrerem a um conjunto de ferramentas capaz de sincronizar a informação relacionada com a saúde do utilizador entre diversas aplicações para Android e diversos equipamentos de monitorização.

fitness run exercise
Publicidade

Google e Samsung fortalecem a parceria entre as suas plataformas e equipamentos

A ideia da Google e da Samsung é oferecer uma maior conveniência e flexibilidade aos utilizadores, permitindo aos mesmos sincronizar todos os dados de saúde e fitness num único local em vez de ter a informação espalhada por diversas aplicações.

Ao iniciar o processo, os programadores podem compilar toda a informação de saúde do utilizador (que este concorde em partilhar) num hub encriptado localizado no equipamento do cliente. O controlo da informação partilhada vai estar completamente do lado do utilizar, segundo a Google.

Nos casos em que existe mais que uma aplicação a monitorar determinados dados, por exemplo o número de passos dados naquela dia, o utilizador poderá escolher qual das aplicações deve partilhar os dados adquiridos prevalecendo esta informação e não a das restantes aplicações.

O Health Connect criado pela Google e pela Samsung tem suporte para mais de 50 tipos de data, separados por categorias como atividade física, medidas corporais, nutrição, sono, sinais vitais, etc.

A Samsung já confirmou que ainda durante o ano 2022 a aplicação Samsung Health irá ser compatível com o Health Connect que, se o utilizador autorizar, vai permitir o acesso a todos os dados recolhidos pelos wearables da Samsung.

google lupa

Atualmente o Health Connect da Google encontra-se numa fase beta acessível a todos os programadores Android. Adicionalmente a Google encontra-se a trabalhar nas parcerias com outros serviços semelhantes como MyFitnessPal, Leap Fitness e Withings. Além disso, tanto o Google Fit como a Fitbit (que pertence à Google) vão adotar o Health Connect.

YouTube Music com widget completo para o Galaxy Watch 4

No contexto da parceria reforçada entre a Google e a Samsung, também o serviço de streaming de música da gigante tecnológica conta com algumas novidades aliadas aos smartwatches da Samsung.

Os utilizadores do serviço de streaming YouTube Music vão contar com uma nova atualização nos Galaxy Watch 4 da Samsung que vai permitir a integração de um widget especifico para controlar a reprodução de música.

YouTube Music Google Samsung

O widget será compatível com qualquer equipamento que corra o sistema Wear OS 3. A versão da aplicação YouTube Music que vai trazer este extra trata-se da 5.06.40.

O widget do YouTube Music oferece aos utilizadores a hipótese de poderem verificar qual o álbum ou música reproduzidos recentemente assim como o nome do artista e a capa do álbum. É possível ainda interagir com o widget para iniciar a reprodução de música ou abrir a aplicação e questão para procurar outra música.

youtube music google

Quando está alguma música em reprodução, o widget do YouTube Music vai mostrar essa informação, permitindo abrir a aplicação através de um simples toque.

A Google tem vindo a apostar cada vez mais no Wear OS desde o lançamento da versão 3 do sistema operativo portanto será de esperar novas funcionalidade para os relógios da Samsung que tenham este sistema a correr.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory