Google quer colocar smartphones Android a correr Chrome OS

Em tempos, a Google tentou combinar o Android e o Chrome OS num único sistema para o tornar versátil para todo o tipo de equipamentos.

Embora este projeto tenha sido abandonado, a ideia poderá ser agora reavivada tornando os smartphones Android capazes de correr o Chrome OS quando conectados a monitores externos.

chromeos flex
Publicidade

Google poderá colocar smartphones Android a correr Chrome OS

A Google mantém à bastante tempo dois sistemas operativos distintos. O Android para smartphones e tablets e o Chrome OS para computadores.

Em certa altura a Google tentou combinar estas duas plataformas numa única, com o projeto Andromeda, tendo posteriormente o desenvolvimento sido encerrado após a empresa americana considerar que ambos os sistemas tinham notoriedade suficiente para conviver.

No entanto, ao longo do tempo, o Chrome OS acabou por receber o Android runtime para conseguir executar apps do sistema para smartphones. Por outro lado, os smartphones Android poderão agora passar a correr também o Chrome OS.

chromeos flex

Esta é uma grande novidade que foi agora revelada em exclusivo pelo Android Authority, tendo até já existido um suposto evento com parceiros para mostrar esta tecnologia a funcionar com um Pixel 8 ligado a um ecrã externo.

Para que seja possível correr os dois sistemas, a Google estará a utilizar o Android Virtualization Framework (AVF), lançado com o Android 13 e que serve para correr uma versão customizada do Android, o microdroid, para executar código mais sensível.

Como o AVF é, na realidade, uma máquina virtual, consegue na teoria correr qualquer sistema operativo, tal como foi mostrado pelo developer Danny Lin que mostrou, em 2022, um smartphone Android a executar o Windows 11.

Através deste mesmo processo, a Google estará a correr Chromium OS nesta máquina virtual, uma versão open-source do Chrome OS, permitindo que ambos os sistemas sejam executados em simultâneo.

Desta forma, a Google poderá tornar os smartphones em verdadeiros computadores, permitindo que estes executem o seu sistema operativo para computadores Chrome OS em vez de usar apenas o modo escritório do Android quando ligado a um ecrã externo.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory