Governo alemão pretende obrigar fabricantes a atualizar os smartphones durante 7 anos

Nos últimos meses, alguns fabricantes de smartphones têm olhado para as suas políticas de atualizações e reforçado o suporte dado aos equipamentos ao longo do seu tempo de vida.

Com o iOS 15, a Apple irá para o sétimo ano de atualizações para os iPhone 6S e 6S Plus, enquanto a Samsung, Xiaomi, Sony e OnePlus têm reforçado o seu plano de atualizações para garantir 3 anos de novas versões Android e 4 anos de atualizações de segurança.

De forma a manter um controlo sobre o tempo de vida dos smartphones, a União Europeia pretende obrigar os fabricantes a garantir 5 anos de atualizações de segurança e a entrega num curto espaço de tempo de peças de substituição. No entanto, o governo alemão pretende ampliar este prazo de forma a garantir 7 anos de atualizações.

oxygenos oneplus
Publicidade

Poderão os fabricantes de smartphones ser obrigados a atualizar os equipamentos durante 7 anos?

Um porta-voz do Ministério da Economia alemão deu recentemente uma entrevista afirmando que o governo pretendia reforçar a legislação que a União Europeia está a tentar aplicar de forma a obrigar os fabricantes a garantir 7 anos de atualizações de segurança para os seus smartphones.

iphone 5s iOS 12 smartphones

Além das atualizações, a União Europeia pretende ainda que os fabricantes mantenham durante os 5 anos uma política de envio rápido de peças de substituição, onde devem ser enviadas com um prazo máximo de 5 dias úteis.

O governo alemão quer também reforçar esta medida, embora ainda não tenha anunciado a sua proposta de prazos, argumentando que uma demora na disponibilização das peças de substituição pode forçar o cliente a optar por a compra de um equipamento novo.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade