Guia de negociação para principiantes 2023

A negociação, ou trading é uma das formas populares que pessoas encontram para aplicar os seus capitais na tentativa de os rentabilizar e conseguirem retirar algum lucro. Uma das formas de o fazer é através de Contrato por Diferenças – CFDs possível através de corretoras como a TradeEU.

Como nem sempre as pessoas que desejam começar este tipo de negociação possuem um conhecimento elevado sobre o tema, elaboramos este guia de negociação para principiantes da TradeEU.

O que é o trading

De modo geral, trading é uma forma de investimento a curto-prazo que consiste na compra e venda de ativos financeiros como derivados de ações com alta liquidez e que potencialmente tenham a possibilidade de gerar lucros de forma rápida.

O trading online funciona através de um intermediário, chamado de corretora ou home broker que permite que todas as transações possam ser feitas de forma segura e remotamente, tal e qual como acontece na TradeEU.

Nestas corretoras pode negociar ativos tão diversos como negociação EUR/GBP e outros pares de moedas, negociação com índices, mercado Forex, criptomoedas e muito mais. Na TradeEU tem mais de 25 ativos ao seu dispor.

Como começar a fazer trading

Principalmente para principiantes, entrar no mundo do mercado financeiro pode ser assutador. Mas, ainda assim é possível começar devagarinho a dar passos neste tipo de negociação.

Um dos pontos importantes é conhecer os principais termos que são usados em trading. Veja em baixo:

  • Trade: todas as trocas entre duas organizações, representando a compra e venda de ativos como por exemplo derivados de ações.
  • Trading: diz respeito às operações de compra e venda de ativos financeiros num determinado curto prazo com recurso a uma plataforma online disponibilizada pelo intermediário de negociação e que permite ao trader realizar as operações remotamente.
  • Trader: individuo que faz as operações na plataforma de negociação e que hipoteticamente pode ser qualquer pessoa que tenha acesso às ferramentas e à plataforma de negociação necessárias para fazer trading.

Existem muitos mais conceitos que serão uteis conhecer, mas estes serão os 3 principais. Para começar a fazer trading terá ainda de saber qual o seu perfil de investidor. Desta forma consegue entender os riscos que estará disposto a correr e como se pode potencialmente comportar perante as mudanças do mercado que vão contra aquilo que esperou.

Deverá também saber que capital pode investir e que esse capital poderá ser totalmente perdido. Nunca invista capital que necessita para áreas importantes da sua vida.

Depois de tudo isto, para começar a fazer trading, precisa de escolher um intermediário como a TradeEU e criar a sua conta.

Como criar conta em TradeEU

Para criar a sua conta, siga os passos abaixo:

  1. Aceder ao site oficial de TradeEU através de qualquer dispositivo móvel ou computador
  2. Clique no botão ‘Criar conta’
    1. Preencha os campos com o seu nome, e-mail, número de telefone
    1. Clique em continuar
  3. Irá receber um link de ativação de conta para o e-mail que indicou no passo anterior
    1. Clique no link de ativação
  4. Após ter aberto conta, deverá concluir o processo de verificação de modo a desbloquear todos os serviços e funcionalidades da plataforma

Após a criação de conta poderá fazer um depósito através de cartão Visa ou Mastercard.

Não esquecer também – dicas importantes

Na negociação com CFDs garanta também que:

  • Estuda bem o mercado onde quer iniciar as negociações;
  • Deixa o lado emocional de parte, este é o fator que mais condiciona boas decisões e que impossibilita um trader de ter sucesso;
  • Procura saber sempre mais sobre o assunto;
  • Tenha sempre presente que o trading tem riscos associados e que os ganhos não são garantidos.

É fundamental saber sempre que poderá perder capital a qualquer momento. A TradeEU trabalha através de CFDs que possuem um risco elevado. Os CFDs utilizam o sistema de alavancagem que lhe potenciam as probabilidades de ganhos, mas que funcionam também em caso de perdas, o que significa que no caso do mercado se deslocar no sentido inverso àquele que tinha previsto inicialmente, as suas perdas resultarão em valores superiores aos investidos inicialmente.

Estratégias usadas no trading

Alguns investidores optam por adotar estratégias que podem de alguma forma ajudar potencialmente as suas negociações, tais como:

  • Scalping – visa a ter lucros pequenos com base nas pequenas mudanças do preço dos derivados de ativos
  • Reverse trading – também chamado de trading contra tendência. É uma estratégia de alto risco
  • Momentum trading – estratégia que procura movimentos de preços fortes e que ao mesmo tempo estejam combinados com volumes alto de liquidez. O trader tem o objetivo de encontrar uma posição vantajosa deste movimento de preço.

Existem muitas mais estratégias que pode usar, inclusive elaborar a sua própria.

Vantagens e desvantagens do trading

Tal como é de esperar, também o trading por CFDs possui vantagens e desvantagens. Reunimos em baixo as principais:

Vantagens

  • Acesso a diversos mercados de negociação em apenas uma plataforma;
  • Ausência de taxas;
  • Não tem requisitos de negociação diários;
  • Variedade de oportunidades de trading;
  • Acesso a um parceiro de negociação com suporte ao cliente nos dias úteis.

Desvantagens

  • A negociação com recurso a alavancagem traz consigo riscos elevados;
  • O trader é responsável pelo pagamento de spreads;
  • Não existe regulamentação.

Apesar das desvantagens que existem, são cada vez mais as pessoas que procuram formas de rentabilização dos seus capitais através do trading online. Se é o seu caso, garanta que escolhe um intermediário de confiança como a TradeEU.

Conclusão

O trading está se tornando cada vez mais popular e oferece oportunidades de negociação em diversos mercados, através de intermediários regulamentados, como a TradeEU, que podem ser bastante interessantes.

Ao escolher a TradeEU, terá à sua disposição um parceiro de negociação comprometido e transparente capaz de lhe oferecer diversas vantagens, tais como:

  • Equipa dedicada e disponível nos dias úteis;
  • Material de apoio;
  • Diversas oportunidades de negociação através de CFDs em mais de 250 derivados.

Deseja saber mais sobre este ou outros assuntos relacionados com trading? Visite o site da TradeEU e veja como pode criar a sua conta e começar a fazer trading.

Participe no passatempo:
giveaway huawei watch fit 3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X