HarmonyOS vai permitir instalar as apps da Google pela AppGallery nos smartphones da Huawei

A Huawei poderá estar prestes a resolver um dos grandes problemas da sua presença na Europa.

A última versão da HarmonyOS no Huawei Mate60 Pro permite instalar os serviços e apps da Google diretamente da AppGallery.

huawei mate 60 pro
Publicidade

HarmonyOS instalada no Huawei Mate60 Pro permite instalar serviços e apps da Google através da AppGallery

A Huawei está, há alguns anos, limitada no uso de tecnologia proveniente dos Estados Unidos.

A limitação comercial imposta pelo governo de Trump está em vigor até hoje e impede a marca chinesa de aceder a tecnologia relacionada com o 5G, ao fabrico externo dos próprios processadores ou mesmo o acesso aos serviços e aplicações da Google.

Este último ponto tem sido um dos grandes fatores para o insucesso dos equipamentos da Huawei no mercado global, uma vez que poucas pessoas querem arriscar num smartphone que não pode aceder às mais variadas apps do ecossistema da Google.

No entanto, este problema poderá estar para ter uma resolução surpreendente nos próximos meses com a chegada da HarmonyOS Next.

Esta é uma nova versão que quebra a ligação com o Android Open Source Project e com o código da Google e que a Huawei pretende que seja o centro do seu ecossistima.

No entanto, para surpresa, parece que esta nova versão poderá garantir o suporte aos serviços e apps da Google diretamente através da sua loja de aplicações, a AppGallery.

harmonyos next

Com a atualização 4.0.0.162 lançada para a HarmonyOS do Mate60 Pro, passou a ser possível, através da loja de aplicações, instalar as GMS do Google e as habituais apps como o Chrome, Gmail ou Maps.

Esta novidade foi também verificada no HUAWEI Mate X5 com o lançamento das atualizações 4.0.0.162/4.0.0.163 da HarmonyOS.

Por agora não se sabe se é algo momentâneo ou se a Google conseguirá bloquear de alguma forma. Certo é que esta é uma estratégia da Huawei para tentar ganhar espaço no mercado global.

A instalação das aplicações é realizada de forma simples e rápida, sendo até possível associar uma conta Google ao smartphone, usar as notificações dos serviços da Google e executar as aplicações sem problema.

Esta opção só aparece, por agora, para estes 2 equipamentos, desconhecendo-se se poderá ser expandido a mais equipamentos, quer modelos antigos ou novos.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory